Prefeitura multa viação Pirajuçara em R$ 700 mil por diversas irregularidades
• Siga o Portal O Taboanense no Facebook e Twitter
Durante fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, 22 ônibus da viação Pirajuçara/Fervima foram multados e lacrados. Agentes da Setram encontraram diversas irregularidades durante a inspeção. O valor das multas aplicadas desde o início do ano já passa de R$ 700 mil.
De acordo com o secretário de Transportes Gerson Brito, a Setram “promove uma fiscalização nunca antes vista no setor de transporte do município, com objetivo maior de proporcionar aos usuários segurança e conforto ao utilizar o serviço, além de fazer com que a concessionária cumpra com suas obrigações contratuais”.
Os problemas enfrentados pelos passageiros são os mais variados, de acordo com a Setram: balaústre solto; elevador para cadeira de rodas quebrado; banco de passageiro danificado; janelas sem limitador de acesso; porta e janelas danificadas e/ou com funcionamento irregular ou danificadas; piso furado; extintor sem lacre, com lacre violado ou descarregado; campainhas de solicitação de parada quebradas; lanternas inoperantes; catraca com itens danificados; limpezas interna e externa precárias; friso do piso do elevador solto; falta da sinalização de assento reservado; cinto de segurança do cadeirante solto e assento para deficiente visual solto, entre outros.
“A qualidade dos ônibus é péssima, é revoltante pagar tão caro por um transporte ruim. Sujeira, até barata já encontrei. Às vezes os bancos estão quebrados, janelas emperradas ou sem os puxadores. Olha se eu for elencar tudo de ruim que tem nesses coletivos vou passar um dia todo”, disse a vendedora Cláudia Maria de Sousa Cruz, moradora do Pq. Jacarandá.
Para o aposentado Luis Mário Pereira, do Jd. Santa Cruz, “a situação fica ainda mais complicada quando se trata de idoso, além de todos os problemas detectados, existe a falta de respeito do profissional [motorista] com o velho. Não são todos, claro, mas isso não deveria acontecer nunca. Outra coisa, as escadas são altas, isso complica a nossa vida. Dificulta nosso embarque e desembarque. Poderiam rever isso, ou construir plataformas mais altas. Ajudaria muito”.
Os ônibus só voltam a circular após nova revisão e constatação dos problemas resolvidos.