Prefeitura lança programa de Formação para seus Educadores
Por Marcelo Valladão
Com a presença do prefeito Dr. Evilásio Farias, da vice-prefeita, Márcia Regina, do secretário de Educação, José Marcos dos Santos, da secretária de Assistência Social, Arlete Silva e de alguns dos parceiros da municipalidade nesta iniciativa, os educadores puderam conhecer um pouco sobre o programa.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Participação de mais de 400 educadores na noite de lançamento, na última terça-feira
São 3.412 vagas, distribuídas em 1 500 horas de cursos, durante todo o ano, atendendo a uma reivindicação dos próprios educadores de não terem a formação concentrada apenas durante o mês de férias.
Nilza Fernandes, professora de Educação Física, atua na escola Cecília Meireles, ela se inscreveu para o tema “As relações étnicos-raciais através da história do Brasil”. “Você pode até pensar que não tem nada a ver com Educação Física, mas tem sim, hoje o profissional da Educação deve procurar ser cada vez mais completo”, afirma ela.
Para o vice-diretor da escola Antônio Fenólio, Aílton Cirilo, o programa é indispensável. “Eu fiz questão de acompanhar o lançamento e aproveito para conferir se o ‘meu pessoal’ está todo aqui”, brinca ele.
A formação irá ser intensiva durante todo o ano letivo. “Esse foi um pedido dos professores, que eles pudessem ter o merecido descanso no meio do ano, por isso, entendemos que aplicar essa formação durante todo o ano seria muito mais produtivo”, afirma o secretário de Educação, José Marcos.
A meta é garantir a qualificação permanente dos professores, e, dessa forma assegurar que eles mantenham o nível elevado das aulas na rede municipal. A qualificação parte do princípio de que é preciso manter-se atualizado para garantir a boa prática profissional.
Para o prefeito, os professores estão entre os servidores que mais merecem reconhecimento. “O meu governo priorizou a Educação que é o ponto de partida para um país desenvolvido, se temos o países desenvolvidos hoje é porque em cada um deles foi feita uma escolha acertada, priorizaram a Educação”, disse ele.
“O trabalho e o empenho dos educadores de Taboão fizeram o diferencial em Taboão, porque não temos inveja da rede particular da cidade, porque nossa rede não fica atrás da particular”, completou.
A Educação em Taboão da Serra já recebeu prêmios de organismos internacionais e, frequentemente, é destaque positivo na imprensa. A SEDUC sistematizou algumas reflexões sobre a pertinência de cursos, oficinas, seminários e palestras para o desenvolvimento profissional dos educadores, explorando, também, o conceito de formação e a real importância da dimensão étnico, cultural e ambiental, num processo formativo que seja crítico, emancipatório e reflexivo.
A formação continuada contará com a participação de profissionais da própria Rede e especialistas convidados das diversas áreas do conhecimento. Essa realidade remete a reconhecer a necessidade de retomar as práticas e as teorias que possam contribuir para um melhor desenvolvimento profissional.
No final do lançamento foi realizada a apresentação das disciplinas que serão ministradas na formação continuada.