Prefeitura irá romper contrato com a Iacta na quinta-feira
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
O prefeito Fernando Fernandes prepara, para a próxima quinta-feira, dia 28, o passo mais importante para melhorar a saúde em Taboão da Serra. O rompimento com a OSS Iacta Saúde, que administra o PS da Antena, já é dado como certo nos bastidores. Segundo informações, o destrato será feito de comum acordo entre as duas partes.
A Iacta irá continuar prestando gerindo o PS da Antena até, pelo menos, o domingo, dia 31. Na segunda-feira uma nova entidade irá assumir o comando da unidade, as especulações dão conta que a SPDM, que já administra o Hospital Geral do Pirajussara e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) assuma o comando do Pronto Socorro, o maior gargalo da saúde taboanense.
Foto: Divulgação
Pronto Socorro da Antena é gerido pela OSS Iacta Saúde
Em uma segunda etapa, a mesma entidade irá assumir o PS Akira Tada e depois o PSI do Jd. Santo Onofre. Em entrevista ao Portal O Taboanense, Fernando Fernandes confirmou as negociações para a mudança no PS da Antena. “Já estamos formulando essa mudança há algum tempo, não pode ser radical, ela tem que ter um planejamento, sem trauma, na pode ter uma descontinuidade [nos serviços]”, afirmou.
Fernandes também revelou que as negociações com a SPDM estão bem avançadas. “É uma instituição importante que já cuida de do Hospital Geral do Pirajussara e do Ambulatório Médico de Especialidades. Nunca escondi que estava em andamento [a negociação], que faz parte do nosso projeto. Não está acontecendo nenhuma surpresa, mas quero que aconteça o mais rápido possível”.
Em janeiro, logo após assumir a prefeitura, Fernandes afirmou que seu desejo era mudar a OSS que gerencia a unidade. “Temos um plano de mudar, não sou contra a terceirização, mas acho que deve ser feita por Organizações Sociais de maior responsabilidade. Estou lutando para tentar trazer para nosso atendimento de gerencia a SPDM, que eu acho que a gente vai fazer um sistema de referência muito interessante, pode ser até um exemplo para o estado. E vai melhorar, consideravelmente, a saúde do nosso município em termos de urgência”, falou.
Repercussão
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 26, o assunto do rompimento do contato com a Iacta dominou as discussões entre os vereadores. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, comemorou a iminente saída da Iacta no comando da unidade. “Eu acho que a partir de agora a saúde começa a melhorar em Taboão da Serra”, afirmou.
O vereador Cido, um dos principais críticos do serviço realizado pela Iacta Saúde, disse que a OSS praticamente abandonou o atendimento no Antena. “É triste constatar a situação que a saúde está passando, a mudança será bem-vinda, a população vai ser mais bem atendida, o número de médicos na unidade será maior e a qualidade também tende a aumentar”.