EM ALTA
Home

Prefeitura irá manter vagas no Projeto Solar dos Unidos

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/12/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 7, selou um acordo entre a prefeitura de Taboão da Serra e a entidade Solar dos Unidos, para manter para o próximo ano as 175 vagas que o projeto Criança e Adolescente. Um corte no orçamento do repasse do Governo Federal previa a diminuição de 75 vagas.

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) falou com a reportagem do Portal O Taboanense e disse que a prefeitura irá remanejar verbas para continuar atendendo a entidade Solar dos Unidos. “Eu me comovi com os depoimentos das mães, sei da importância desse projeto, mas o Brasil passa por uma crise e os repasses vêm diminuindo a cada dia”.

Reunião entre mães, o prefeito Fernando Fernandes e vereadores decidiu pela manutenção das vagas | Reprodução

Fernandes anunciou na reunião com representantes da entidade que fará modificações no orçamento da secretaria de Assistência Social para continuar atendendo as 175 crianças e adolescentes. “Vamos estudar onde iremos cortar para manter o projeto funcionando em sua carga máxima, temos que ser cautelosos, mas irei cumprir a minha palavra dada hoje e manter essas vagas”.

De acordo com o vereador Moreira (PT), que já presidiu a ONG, houve uma negociação com a prefeitura para que os alunos não fossem prejudicados. “A justificativa era que a [entidade] Solar dos Unidos tinha mais vagas, estava acima, das outras ONGs. Mas ela tem uma estrutura maior e tem como atender esse número de crianças. Passamos mais de 20 dias conversando, explicando a necessidade de que essas crianças não fiquem nas ruas”.

Moreira afirma que a manutenção das vagas ganhou força após a decisão do Conselho Deliberativo de Assistência Social que se posicionou contra a redução das vagas. “Eu não participo, fiquei sabendo que lá não aceitaram a diminuição”.

Segundo o vereador, a reunião desta segunda reuniu quase 50 mães. “Foi exposto pelas mães que os Cras [que receberiam as crianças] têm dificuldades de manter a qualidade que a ONG Solar dos Unidos tem hoje. O prefeito tomou a decisão de manter após a conversa com as mães. Agradeci a sensibilidade dele e disse que ele tomou a decisão correta. A mobilização foi fundamental pra isso”.

Manifestação

Na quinta-feira passada, dia 3, mães, alunos e funcionários fizeram uma caminhada até a prefeitura contra o corte de vagas. Os manifestantes foram até o Ginásio de Esportes, onde Fernando Fernandes acompanhava a apresentação dos alunos da rede pública no evento Natal Nota 10.

Houve um pequeno tumulto do lado de fora e as mães e funcionários não conseguiram falar com o prefeito, que agendou a reunião para essa segunda-feira. Na semana passada Fernandes criticou o Governo Federal e a falta de repasse para programas educacionais, como o Mais Educação.

“O Moreira deveria reclamar com a Dilma Rousseff, a Presidente da República, que não repassa os recursos que prometeu. Esse ano não veio um centavo para o programa Mais Educação, nó [município] estamos bancando sozinhos. O foco da reclamação dele está errado”, disse .

 

Notícias relacionadas