EM ALTA
Home

Prefeitura inaugura praça e libera rua fechada há três anos

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/08/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————

No final da tarde desta sábado, dia 25, a prefeitura de Taboão da Serra inaugurou a praça Prefeito Ary Dáu, localizada na Rua José Carlos de Macedo Soares, próximo ao Extra, que foi aberta para os motoristas e pretende desafogar o trânsito na região central da cidade. O evento contou com a presença de familiares do ex-prefeito.

Em entrevista para o Portal O Taboanense, o prefeito Evilásio Farias diz que o novo acesso liberado no sábado é de grande importância para quem tem que passar pela cidade, sem contar que o município tem uma grande movimentação de veículos devido ao Rodoanel e acessos para São Paulo.

Foto: Eduardo Toledo

Evilásio, ao lado de familiares do ex-prefeito Ary Dáu, descerra placa da nova praça da cidade

“Taboão da Serra é uma cidade, hoje, que tem a maior movimentação de carros, porque tem o Rodoanel. Taboão é um dos maiores centros de negócios, de comércio e de indústrias, até Curitiba e é muito angustiante as pessoas terem que passar apenas no Largo do Taboão. Aqui é uma nova entrada na cidade, quase com o mesmo potencial do Largo do Taboão, que vai facilitar muito a mobilidade das pessoas que moram nessa região da cidade”, declarou.

Sobre a homenagem feita a Ary Dáu, Evilásio disse que o ex-prefeito trouxe conquistas importantes para a cidade, como a canalização de um antigo córrego que cortava o Jd. Maria Rosa, melhoria no ensino e na infraestrutura da cidade, além de ter implantado o sistema de água da cidade, um avanço considerável para a época.

Para Evilásio, a homenagem é importante para a memória da cidade. “Existem muitas maneiras de se homenagear uma figura importante, como foi o ex-prefeito Ary Dáu, e por ele ter sido tão importante para o desenvolvimento da cidade é conveniente dar o seu nome para essa nova praça que a cidade ganha”, disse durante o seu discurso.

Evilásio disse que a demora das obras de recuperação da vida, aconteceu por diversos fatores. “Tudo tem seu tempo certo, não poderia nem ter sido desse jeito. Eu poderia ter feito apenas uma ‘marginalzinha’, como era antigamente, mas a gente tem que ter uma visão de estadista, visão de mobilidade, de espaço, de importância urbana. Tempo perdido é o tempo que não se faz nada”, contestou.

O prefeito acredita que a reinauguração da via trará mais desenvolvimento econômico no município com este acesso, já que a maior concentração industrial da região está nesse trecho, que dá acesso também à Via Verde, que liga a região central ao Pirajuçara.

“Modéstia à parte, o prefeito pensa grande porque foi buscar recursos para desapropriar 1.200 metros de uma área privada para beneficio público. Agora a Praça Ary Dáu é uma realidade em Taboão da Serra”, finalizou.

Após suas palavras a cerimônia é encerrada com uma oração do pastor Romildo, em seguida a placa inaugural foi descerrada e Dona Terezinha, esposa de Ary Dáu, cortou a faixa que liberou o trânsito no local.

Homenagem

Sônia Dáu de Castilho, a filha mais velha do ex Prefeito, abriu o evento falando sobre o pai, sobre como era e como as pessoas costumavam gostar de seu jeito sereno. Sônia iniciou seu discurso dizendo que “me sinto confortável em falar dele, não só por ser filha, mas todas as pessoas que o conheceram sabem como era uma pessoa de bom espírito”. Suas falas foram finalizadas com uma frase bíblica da qual seu pai gostava muito e usava como ponto de partida para seus projetos: “Posso todas as coisas com aquele que me fortalece: Jesus”.

Durante o discurso de inauguração, Evilásio Farias elogiou Ary Dáu, relembrando feitos do político. “Se hoje você abre uma torneira e sai água é graças a Ary Dáu. Ele foi o prefeito a trazer água para a cidade. Ele amava Taboão da Serra assim como amava sua casa, sua família”. As palavras ditas pelo atual Prefeito do município deixou a viúva de Ary Dáu, Dona Terezinha, ainda mais emocionada.


Notícias relacionadas