Prefeitura entrega reforma do Pronto Socorro Central
Nely Rossany, da Gazeta SP
Ainda este ano, a Prefeitura de Embu das Artes vai entregar a reforma do Pronto Socorro Central, um dos mais movimentados da cidade, responsável pelo atendimento de mais de 17 mil pessoas por mês. A reforma incluiu não só reparos na pintura e troca de piso, mas também adequação dos espaços e novos equipamentos. Outra novidade é o Pronto Socorro Infantil a e Ortopedia 24 horas.
O PS Infantil contará com dois consultórios, enfermagem de observação com cinco leitos, salas de medicação e inalação, posto de enfermagem, fraldário e brinquedoteca, além de espaço para internação. Segundo a Prefeitura, com o PS Infantil, a capacidade de atendimento dobrará para 7.320 consultas por mês.
Foto:Thiago Neme | Gazeta SP
O PS Infantil terá capacidade para realizar até 7.320 consultas por mês
De acordo com o diretor do pronto-socorro, Rubens Pereira dos Santos, a nova unidade terá uma entrada independente, o que proporciona um atendimento mais humanizado. Além disso, a mão de obra será ainda mais qualificada, com atendimento específico e especializado às crianças.
Classificação de risco
Entre as mudanças no PS Central está também a sala de classificação de risco, na qual o paciente recebe um boton com uma cor de acordo com o seu estado de saúde. O Pronto – Socorro conta agora com duas unidades de isolamento, eletrocardiograma, ultrassom, sala de gesso, necrotério, guarda macas, entrada de emergência, nova ala de emergência e estabilização do paciente acoplada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quatro leitos, rampa de acesso coberta e televisores em pontos estratégicos.
O Pronto Socorro Central também terá atendimento em Ortopedia 24 horas. Para a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, o fato do PS estar próximo à BR-116 e ao Rodoanel, faz com que a Ortopedia seja fundamental. “A necessidade da ortopedia se deu, principalmente, porque Embu das Artes está localizado próximo a BR 116 e por conta do Rodoanel que, além de ser locais propensos a acidentes, são as principais vias de ligação com a cidade. A implantação dessa especialidade também trará mais agilidade no resgate do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, afirmou.
Veja mais notícias na Gazeta SP, nas bancas da região