Prefeitura entrega 70 apartamentos no Jd. Comunitário
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Por Anderson Silva
O último sábado, dia 2, foi de alívio e de muita alegria para os moradores da região do São Judas. A Prefeitura de Taboão da Serra entregou, com seis meses de atraso, os 70 apartamentos do Condomínio Por do Sol I e II na região do Jd. Freitas Jr. A obra contou com Apoio do Governo Federal através do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. Os prédios foram construídos numa área de 68 mil metros quadrados. O investimento com recursos do PAC, num total de 13 milhões de reais, urbanizou e modificou a realidade do Jd. Comunitário.
As famílias foram removidas do Jd. Comunitário em 2009, e até então recebiam o bolsa aluguel. De acordo com a prefeitura as famílias contempladas não pagarão pelo apartamento, que teve custo de cerca de R$ 50 mil, deveram arcar apenas pelo consumo de água e luz, IPTU e taxa de condomínio de R$ 50. Cada unidade tem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, em área de 45 m2. Os novos moradores receberam uma concessão de crédito para receber suas chaves.
Foto: Divulgação | Marcelo Valladão
Moradores do Jd. Comunitário comemoram a entrega dos apartamentos
Na solenidade de entrega dos apartamentos, estiveram o prefeito Evilásio Cavalcante, a vice Márcia Regina, o presidente da Câmara Municipal Macário, além dos vereadores Wagner Eckstein, Aprígio, Paulo Félix, Onishi, Cido e Fausta Leite. Os representantes da Caixa Econômica Fernando Augusto Marques Cera também participou da cerimônia. Cerca de 500 pessoas acompanharam a entrega dos apartamentos.
Para o prefeito Evilásio Farias o tom era de despedida e em um discurso emocionado fez uma analogia a sua cidade natal, Cabaceiras, na Paraíba. “O sertão virou mar. A dificuldade que está região tinha era imensa, conseguimos transformar. Eu não faço promessas, apenas assumo compromissos. E hoje posso disser que saio do poder executivo com o sentimento de dever cumprido”, disse Evilásio, visivelmente emocionado.
A vice-prefeita, Professora Márcia, enalteceu as obras do governo federal em Taboão da Serra mas em especial aos servidores da Secretaria Municipal de Habitação em nome da Secretária Edna, que conduziram o processo. “Ninguém chega lá sozinho e por isso essa união de esforços é fundamental. São famílias que estão tendo direito e moradia com dignidade, e o Lula fez com que a gente acreditasse nisso. A Dilma esteve aqui em Taboão me deu um abraço e disse: Pode contar comigo! Taboão vai ser melhor! Então é possível acreditar nas mudanças para um Brasil melhor. Setenta sonhos ainda é pouco, mas estamos no caminho”, explanou.
Macário também usou do microfone para valorizar os sonhos. “Nesse momento o sonho se torna realidade. É uma luta histórica para os moradores do Jd. Comunitário. Hoje estamos em festa, à luta deve ser persistente, jamais desistir de nossos objetivos, parabéns aos novos moradores”, falou o presidente da Câmara Municipal.
Já o representante do Superintendente Regional da Caixa, Fernando Augusto Marques Cera manifestou a emoção da Caixa em participar da entrega da chave da casa própria. “Lembro que em 2006, 2007, em uma reunião no gabinete do prefeito, havia representantes dessa região que estavam desconfiados da realização desta obra. O trabalho foi intenso, mas conseguimos realizar a obra cumprindo os tramites legais para a reformulação do Jd. Comunitário. Isso materializa a esperança das lideranças dessa região. Parabéns aos moradores do condomínio”, finalizou Fernando.
As obras ainda não terminaram, mas de acordo com informações da Secretária de Habitação, mais 42 famílias devem ser beneficiadas até o fim do ano que vem, quando as 112 famílias no total terão recebido os imóveis.