Prefeitura e prestadores de serviços organizam transporte de entulho em Itapecerica
“A cidade está em uma área 100% manancial, temos que obedecer a uma legislação estadual que não permite o descarte de resíduos em nosso município; não podemos deixar que Itapecerica se torne um lugar procurado para esse tipo de fim”, afirmou o secretario de Planejamento e Meio Ambiente.
Desde o início do ano, a Administração Municipal suspendeu todos os alvarás de funcionamento de aterros, fiscalizando e combatendo a entrada de entulho em Itapecerica.
Na reunião, ficou acertado que todos os caçambeiros da cidade devem se cadastrar na prefeitura, ter suas caçambas devidamente identificadas com nome da empresa e número de telefone. Será permitida apenas a circulação de entulho em caminhões com placa de Itapecerica devidamente autorizada pela SSTT e SPMA.
“A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte está agindo na fiscalização e não permitirá que o lixo vindo de outras cidades acabe em Itapecerica, nem tampouco que resíduos sejam descartados em qualquer lugar”, disse o secretário de Segurança, trânsito e Transporte.
Ainda no encontro ficou acertado que a SPMA poderá intermediar a demanda e a procura de resíduos, ou seja, locais onde seja necessária a retirada de terra e entulho com outros que precisem ser aterrados; além da instalação de uma trituradora de madeira no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Coleta Seletiva, que poderá receber esse tipo de material dos caçambeiros.