Prefeitura de Taboão inicia testes do vídeo monitoramento
A prefeitura de Taboão da Serra irá inaugurar nos próximos dias o sistema de vídeo monitoramento com 28 câmeras que está em desuso há exatos dois anos. Os testes começaram nesta terça-feira, dia 12, e faltam apenas alguns detalhes para que a cidade volte a ser monitorada por um sistema moderno e eficiente.
Segundo o prefeito Fernando Fernandes, essa primeira fase de reinstalação dos equipamentos equivale ao plano original, traçado em 2009, que funcionou em Taboão da Serra até 2011, quando todas as câmeras acabaram desativadas por falta de manutenção. “Hoje temos uma central específica para abrigar o vídeo monitoramento. Nossa intenção é chegar a 60 câmeras”, disse Fernandes.
Foto: Eduardo Toledo
Nova Central de Vídeo Monitoramento da prefeitura de Taboão da Serra
A reportagem do Portal O Taboanense visitou a central de monitoramento nesta terça-feira, dia 12, durante os testes com 20 câmeras que já estão em atividade. “Temos alguns detalhes técnicos para poder inaugurar a central, mas muitas [câmeras] já estão em atividade e gravando o que acontece nas principais vias da cidade”, disse Gerson Brito, secretário de segurança.
A expectativa é que a central de vídeo monitoramento sela inaugurada, no máximo, no início da próxima semana. No local, no Pq. Assunção, a casa adquirida pela prefeitura também irá abrigar a sede da Central de Gerenciamento de Crise (CGC) que irá contar com representantes da GCM, Samu, Trânsito e Defesa Civil. “A proposta do prefeito Fernando Fernandes é que apenas com uma ligação de emergência, todos os órgãos da prefeitura sejam avisados imediatamente de alguma situação de emergência”, disse Brito.
As câmeras de monitoramento estão espalhadas pelas principais vias da cidade, existem equipamentos no Centro, no Largo do Taboão, no Jd. Maria Rosa, no Pirajuçara, próximo ao Shopping, na Rodovia Régis Bittencourt, próximos aos bancos e em outros pontos onde a concentração de pessoas é grande.
“Essa é a melhor forma de melhorarmos a segurança pública na cidade, vamos ter olhos que enxergam tudo, vamos filmar esses pontos 24 horas por dia, teremos como aumentar o combate a criminalidade avisando a GCM e a Polícia Militar sobre o que está acontecendo nesses locais. Vamos ampliar para 60 câmeras, essa é a nossa expectativa”, afirmou o secretário.
Ação rápida
Outra ação que está sendo implementada pela prefeitura de Taboão da Serra é equipar todas as viaturas da GCM com receptores GPS para facilitar a localização exata de cada carro. A secretária de segurança quer melhorar o deslocamento da Guarda durante as ocorrências. “Teremos como deslocar as viaturas que estão mais próximas das ocorrências”, disse Brito.