Prefeitura de Taboão da Serra testa asfalto mais econômico
A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, iniciou na quinta-feira, dia 16, um teste com um novo tipo de asfalto, com vida útil maior. A empresa A.Tonanni Construções e Serviços Ltda, fez um teste gratuito de aplicação de Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF), na rua Ernesto Capelari, no Centro. O novo sistema de aplicação do asfalto permite uma maior durabilidade, uma economia de até 40% nos custos além de poder também ser aplicado em dias chuvosos.
Diferente do asfalto tradicional, que só pode ser aplicado acima de 90 graus e não permite seu manuseio durante as chuvas, o asfalto a frio pode ser aplicado inclusive em buracos com água, sem perder suas propriedades. Além desta vantagem, segundo a prefeitura de Taboão da Serra, o valor do novo sistema de asfalto chega a ser 40% mais barato do que o tradicional.
O município de Taboão da Serra não foi o primeiro a utilizar a tecnologia. O sistema já é utilizado em outras cidades do Estado de São Paulo e em outros estados também, como em Rondônia, Rio de Janeiro, Amazonas e Belo Horizonte.
Através de uma nota, o secretário de Obras de Taboão da Serra, Rogério Balzano, destacou que o teste só será feito na Ernesto Capelari e que a prefeitura irá realizar um estudo após a aplicação do novo asfalto, para depois decidir se irá adotar a nova tecnologia no município.