Prefeitura de Taboão da Serra oferece aulas de Corfebol para Melhor Idade
Por Renata Gomes
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Taboão da Serra está oferecendo mais uma opção esportiva destinada para a Melhor Idade, o Corfebol, que é uma espécie de basquete adaptado, ministrado pelo educador físico Daniel Franco da Costa na quadra do Centro de Convivência do Idoso do Jardim Maria Rosa de terça e quinta-feira, das 9h45 às 11h.
O professor Daniel Franco ressalta que a pratica do Corfebol melhora o condicionamento físico, a coordenação motora, o sistema imunológico, a flexibilidade corporal, aumenta a disposição, integração e capacidade de agir em grupo. “O Corfebol veio a partir do basquete, mas com adaptações, visando abranger maior número de participantes. Este esporte não foi criado visando apenas a Terceira Idade, tanto é que existe campeonato mundial de Corfebol, ou seja, este esporte é totalmente emancipado como modalidade esportiva própria existe desde 1920 e hoje foi redescoberto como uma das principais ferramentas para se trabalhar jogos cooperativos”, justifica.
Para o aluno Juliano da Silva Pina, 65, morador do Jardim Clementino que participa das atividades do Centro de Convivência do Idoso do Jardim Maria Rosa há 1 ano e meio, ter a opção de praticar mais um esporte no núcleo é muito útil. “Estou gostando muito de praticar o Corfebol é um esporte muito útil para o físico e para o corpo. Além do Corfebol também pratico vôlei adaptado e a ginástica assistida e futuramente também vou começar a praticar a malha. Aconselho as pessoas de idade principalmente aos homens que ao invés de ficarem em casa sem fazer nada pratiquem esportes que faz muito bem para a saúde. Depois que comecei a me exercitar me sinto melhor, minha pressão normalizou, não tenho mais problema de colesterol”, disse Juliano.
Regras do Corfebol
As equipes de corfebol são constituídas por 8 elementos: 4 homens (2 à defesa e 2 ao ataque) e 4 mulheres (2 à defesa e 2 ao ataque). Os jogos duram 60 minutos, divididos em duas partes, cada uma de 30 minutos. Os jogos têm apenas 1 árbitro e o campo é retangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. O início e o reinício do jogo são feitos no meio-campo. Cada cesta vale um ponto. É proibido tocar na bola com a perna ou com o pé ou com o joelho, bater na bola com o punho e/ou com o pé, bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro, correr ou andar com a bola ou driblar o mesmo, lançar de uma posição defendida, entre o atacante e o cesto; de frente para o atacante; com o braço levantado à distância de um braço.
Serviço
Aulas de Corfebol
Terças e quintas-feiras, das 9h45 às 11h
Centro de Convivência do Idoso
Av. Dr. José Maciel, 706 – Jd. Maria Rosa
Informações: 4788-5888