Prefeitura de Taboão da Serra da início ao fim da Cracolândia
Por Rodrigo Martins
Na manhã desta segunda feira, dia 8, por volta das 10 horas, tratores, caminhões, Samu, assistentes sociais, agentes da secretaria de saúde, GCM, Policia Militar uniram se para dar fim à Cracolândia de Taboão da Serra.
A ação de diversos setores da prefeitura busca limpar e cercar o terreno usado para consumo de drogas e prostituição no Jd. Clementino. O secretario de obras e a secretaria da Assistência social estiveram presentes no local.
Foto: Rodrigo Martins
A dificuldade de contato com o proprietário do terreno foi o que mais tardou a ação da prefeitura, segundo informou o secretário de Manutenção Carlos Eduardo.
“Notificamos o proprietário por diversas vezes, seguimos todos os tramites burocráticos, abrimos processo jurídico, agora vamos fazer o que precisa ser feito e mandar a conta para ele [proprietário]”, disse o Secretario.
Foto: Rodrigo Martins
Cerca de 10 usuários foram retirados do local pela manhã, porem apenas um aceitou ajuda. “Nós oferecemos todo o suporte possível, desde ajuda psicológicas até internação, mas isso depende do usuário, não fazemos nada a força”, disse a secretaria de Assistente Social Arlete Silva.
Foto: Rodrigo Martins
Moradores e comerciantes observaram e apoiaram a ação. “Muito bom ver a prefeitura agindo desta forma, só espero que não seja fogo de palha e tudo comece novamente”, disse Cláudio Roberto, morador do Jd. Clementino.
Alguns comerciantes ainda têm dúvidas quanto ao sucesso da ação conjunta e questionaram a eficácia da operação.
Foto: Rodrigo Martins
“Só limpar e mudar não adianta, é preciso construir, estar presente, uma base da Policia Militar ajudaria muito a nós comerciantes”, disse o comerciante Erinaldo. Ele ainda lembrou que a única Delegacia do município fica bem longe do local, no Centro de Taboão.
Foto: Rodrigo Martins
Enquanto a prefeitura fazia sua parte, alguns usuários olharam atentamente a limpeza do local, a reportagem conversou com uma usuária de 19 anos, que terá sua identidade preservada, agitada, com aparência de abstinência, que declarou.
“Sou usuária, uso de tudo, não quero ajuda eu quero é viver em paz”. Quando questionamos como faz para pagar a droga que consume, limita-se a dizer “Se prostituindo”, sic.
Prestação de Serviço:
Assistência Social – 4138-8040
CREAS (Centro de Referencia Especializado em Assistência Social) – 4139-9093 ou 4138-7155.
Guarda Civil Municipal – 156
Policia Militar – 190
Secretaria de Saúde – 4788-5600