Prefeitura de Embu das Artes acerta pagamento com funcionários
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Nely Rossany, da Gazeta SP
Depois de uma semana de protestos, os funcionários de Embu das Artes receberam seus salários na última sexta-feira, dia 6. A mudança da data de pagamento e o anúncio de uma crise econômica da prefeitura fizeram com que parte dos servidores entrassem em greve.
Prefeitura de Embu anuncia medidas de contenção de gastos
O prefeito Chico Brito anunciou no último dia 29, véspera do pagamento dos funcionários, que o salário dos servidores só iria ser depositado no quinto dia útil do mês, (dia 6 de setembro), o que gerou protestos por parte do Sindicato que chegou a divulgar uma nota de indignação onde que afirmava que o pagamento era realizado no dia 30 há muitos anos e que a prefeitura não podia ter avisado sobre a mudança na véspera.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Funcionários públicos de Embu das Artes na frente d aprefeitura
De acordo com a prefeitura, a folha de pagamento está consumindo 51% do orçamento, um alarme de que as finanças precisam ser controladas. No total são 4.500 servidores e a prefeitura diz que serão necessários cortes de funcionários, principalmente os comissionados. Segundo a nota oficial, a prefeitura está passando por uma readequação orçamentária.
“No período de 2004 a 2008, a arrecadação municipal cresceu em média 38%. Já de 2009 a 2012, o crescimento foi de apenas 18%. Considerando ainda a crise econômica mundial, que atinge também o nosso País e compromete o repasse de verba do governo federal aos municípios, torna-se necessária a readequação orçamentária para continuarmos honrando nossos compromissos com servidores, fornecedores e população”, diz trecho do texto.
Na quinta-feira, a prefeitura divulgou outra nota oficial aos servidores confirmando o pagamento. “O Governo de Embu das Artes cumpriu o compromisso com todas as categorias e pagou hoje e integralmente o salário de todos os servidores (as), dentro do prazo de até o quinto dia útil de setembro, conforme anunciado anteriormente”.