Prefeitura de Embu apresenta plano de ações contra enchentes
A Prefeitura de Embu das Artes anunciou na última semana um plano de ações contra enchentes, a medida foi tomada, após as chuvas que castigaram a cidade, principalmente a região central, no final do ano passado e início de 2016.
Foram apresentadas uma série de medidas, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, entre as providências tomadas e em andamento estão: o desassoreamento de rios em vários bairros; limpeza de ruas e bueiros; corte e poda de árvores sem contato com a rede elétrica; ações de sinalização e orientação ao trânsito em áreas afetadas e vistorias técnicas e ininterruptas.
Ainda de acordo com a Secretaria, essas ações estão elencadas nos Plano Diretor de Drenagem Urbana de 2011 e o Plano Diretor de 2003 revisado em 2012. Os planos determinam, por exemplo, que áreas alagáveis como o entorno do Parque Rizzo e a APA Lagoa do Príncipe funcionem como reservatórios naturais (piscinões) de amortecimento dos rios Ponte Alta e Ressaca.
O Centro Histórico de Embu das Artes possui ocupação urbana secular, inclusive às margens do rio Embu Mirim. Portanto, a maioria das construções próximas aos rios e áreas de várzeas naturais foi construída antes da legislação específica, sendo que a ocupação ou qualquer atividade dentro de rios ou em áreas de APP é de atribuição exclusiva do Governo Estadual (CETESB, DAEE), inclusive desassoreamentos e construções de piscinões.