EM ALTA
Home

Prefeitura confirma segunda morte por Gripe Suína na cidade

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

O Portal O Taboanense teve acesso exclusivo ao laudo que confirmou a morte da segunda vítima fatal de Gripe Suína em Taboão da Serra. O homem, de 27 anos, era morador do Embu e deu entrada no PS da Antena no dia 20 de setembro. Muito debilitado, a vítima não reagiu ao tratamento com o medicamento Tamiflu e morreu um dia depois.
O laudo confirmando as suspeitas que a vítima tinha Gripe Suína foi atestado pelo instituto Adolfo Lutz e demorou mais de um mês para ficar pronto. Apesar da vítima ser moradora do Embu, o caso foi contabilizado como sendo em Taboão da Serra. Segundo dados da Secretaria de Saúde do município, agora são 13 casos confirmados da doença, sendo duas vítimas fatais.

Foto: Sérgio Cardoso | Arquivo do Portal O Taboanense

O secretário de saúde, José Alberto Tarifa, confirmou o segundo caso fatal da doença

De acordo com José Alberto Tarifa, a doença em todo país está bem controlada e poucos casos novos estão sendo registrados. “Não é mais uma epidemia, a nossa preocupação é com o ano que vem, onde já é esperada uma nova onda da doença”, garante o secretário. Apesar do número de infectados ter diminuído, as ações para evitar o contágio, como o álcool em gel, continuam em todas as unidades de saúde.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a diminuição de pessoas que procuram os postos de saúde com os sintomas da gripe diminuiu cerca de 60%. “Voltamos ao patamar de antes da doença ter virado uma epidemia. Não é que ela acabou, o clima mais quente dificulta a transmissão do vírus, mas as pessoas devem continuar mantendo as mesmas recomendações, como lavar bem as mãos”, alerta José Alberto.
A prefeitura mantém em alerta uma equipe de contingência para a averiguação de qualquer caso suspeito. “É uma doença que nos deixa sempre alerta, vamos manter essa equipe e reforçar nossas unidades de saúde para uma possível volta da doença no ano que vem”, afirma o secretário.
Em julho, a volta às aulas foi adiada em todo o Estado por 15 dias devido ao risco de contágio dos alunos. Em setembro, as prefeituras de Taboão, Embu, Itapecerica, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra cancelaram o Desfile de 7 de Setembro para evitar aglomerações e o contágio de alunos e moradores.
Novo ciclo
As autoridades de saúde vêm alertando que uma nova epidemia da doença pode atingir em cheio o país em meados de maio ou junho do próximo ano. O vírus H1N1 encontra facilidade de ser transmitido com o clima mais frio. A expectativa é que o Governo Federal compra ou produza a vacina contra a Gripe Suína até abril do próximo ano, ajudando a combater a esperada epidemia.

Notícias relacionadas