EM ALTA
Home

Prefeitura comemora Dia Mundial da Alimentação

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/11/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

  

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

———————————————–  

Vera Sampaio
 
A Prefeitura de Taboão da Serra realizou no dia 25 de outubro, palestras e atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O encontro, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília contou com a participação de 40 pacientes.
 
Na ocasião, a nutricionista Andréa Lino alertou sobre os perigos de alimentos industrializados, como temperos, salgadinhos e biscoitos. “As pessoas consomem diversas guloseimas, mas não se atentam a quantidade de gorduras, sódio e açúcar que estes alimentos contem, então acabam ingerindo calorias em excesso” – explica. “Por exemplo, um pacote de bolacha recheada equivale a oito pães do tipo francês, ou seja, é muito açúcar e muita gordura para uma pessoa. Estes alimentos, em excesso, acarretam em diversos problemas de saúde, como diabetes” – completa.

Foto: Vera Sampaio 

Equipe de Humanização Hospitalar animou a manhã das crianças
 

Marilene Maciel, 58 anos, mora na Vila Iasi com a mãe, o filho e uma irmã especial. Ela conta que ficou surpresa com a palestra. “Eu fiquei pasma! Não imaginava que alguns simples alimentos pudessem ter tanto açúcar ‘escondido’ ” – disse. A dona de casa, que inclusive é uma das alunas do curso de Cuidadores Informais, afirma que aplicará o que aprendeu. “Já não gosto muito de frituras, não gosto de salgadinhos e nem biscoitos. Já diminui o açúcar da minha alimentação. Agora, depois desta palestra, vou reduzir ainda mais” – conta.
 
Como alternativa aos temperos industrializados, a equipe da Secretaria de Saúde, sugeriu a criação de uma horta pet, desenvolvido pelo engenheiro da Prefeitura Nelson Massatomi, e ensinou aos participantes como montar uma. A dona de casa Marlene Pedro ficou admirada com o modelo de horta pet. “Eu não sabia que era possível ter uma horta assim, tão simples. Achei a ideia maravilhosa. Vou fazer na minha casa” – disse. 
 

Notícias relacionadas