Prefeitura assina TAC com Ministério Público para reforma do Parque das Hortênsias
A prefeitura de Taboão da Serra assinou na última sexta-feira, dia 7, um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da cidade. O documento prevê uma série de reformas nos recintos dos animais. O prazo estipulado para a entrega das obras é 24 meses, mas a previsão é que em 12 meses o parque esteja reformado.
O secretário de cultura e turismo Laércio Lopes disse que ainda faltam alguns detalhes para a divulgação do projeto final pelo DeFau DeFau (Departamento de Fauna do Governo do Estado). “Existem algumas mudanças que estamos aguardando, após a entrega desse projeto temos 30 dias para começar as obras”, disse.
Para Lopes, após a reforma, o Parque das Hortênsias será um dos zoológicos mais modernos do Estado de São Paulo. “Vamos gastar o que for preciso para adequar os recintos dos animais as normas do IBAMA. O prefeito Fernando Fernandes quer ver o local como motivo de orgulho para a nossa cidade”.
Entre as exigências feitas pelo Ministério Público está o aumento da segurança do parque. “Contratamos uma empresa de segurança, hoje temos vigilantes 24 horas, isso já é realidade”, afirmou Lopes.
Empolgado com as mudanças que serão feitas no Parque das Hortênsias, Laércio Lopes já pensa em aumentar o número de atrações do Zoológico. “Eu ainda não conversei com o prefeito Fernando Fernandes, mas existe a possibilidade de criarmos um serpentário onde hoje é o museu, mas ainda não é nada certo, queremos conversar com o Instituto Butantã para essa parceria”.
Segundo o secretário, a prefeitura de Taboão da Serra vai optar por utilizar sempre medidas que coloquem os animais em maior conforto. “A instrução normativa do IBAMA prevê muitos detalhes e vamos seguir todas, vamos contemplar pelo máximo. Se a exigência de uma jaula é de 100 a 200 metros, vamos priorizar o máximo, queremos 200 metros”.
Início
A reforma do zoológico do Parque das Hortênsias irá começar pelos recintos que estão vazios. A ideia é aproveitar esses espaços para facilitar o manuseio dos animais. Em seguida, as jaulas onde estão as aves de rapina, o maior problema apontado pelo DeFau, irão ganhar novas instalações.
Outra novidade será no lago onde vivem dois jacarés. O projeto de reforma prevê a instalação de vidros para que o visitante possa observar melhor os animais, que também ganharão mais segurança com a mudança.
De acordo com Laércio Lopes, existe tem uma defasagem nos recintos. “As normas mudaram e o parque ficou parado no tempo, mas em nenhum momento os animais foram mau tratados, nunca faltou comida, nada disso”.
Além da reforma dos recintos dos animais, a prefeitura prepara também um projeto de melhorias nos equipamentos e mobiliário, como novos brinquedos para o parque infantil, instalação de novos bancos, lixeiras, área de descanso, bebedouros e novas áreas de lazer.
Elogios
Laércio Lopes agradeceu e elogiou a postura da Câmara Municipal que, segundo ele, ajudou nas negociações com o DeFau. “Agradeço todos os vereadores, em especial ao Ronaldo Onishi, que esteve acompanhando todas as reuniões e deu diversas sugestões que foram colocadas no projeto”.