Prefeitura ainda não removeu entulho de avenida em Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
A Gazeta SP continua acompanhando a situação do descarte irregular de entulho na região. Na edição da última sexta-feira, a reportagem foi até o bairro Parque Paraíso, em Itapecerica da Serra e encontrou montanhas de lixo na avenida Nove de Julho em frente a rua Filadélfia. Nesta terça-feira, a reportagem voltou ao local e a situação é a mesa, móveis, lixo, restos de material de construção, pneus e louças sanitárias continuam a incomodar os moradores.
Júlia Pereira Moreira, moradora do bairro há 20 anos reclama que o local não recebe atenção. “Faz tempo que tem entulho. Aqui em Itapecerica da Serra só o Centro que receber atenção. A prefeitura demora a limpar. Aqui é um ponto esquecido”, lamenta. O vizinho Alencar Alvez Cardoso, diz que a prefeitura já limpou algumas vezes o local. “A última limpeza feita foi há aproximadamente seis meses, mas é um perigo porque são cacos de vidro ao lado de um lugar que crianças usam para jogar bola”, observa Cardoso.
Foto: Thiago Neme | Gazeta SP
Montanha de entulho no Pq. Paraíso, em Itapecerica da Serra
O problema do descarte de entulhos nas ruas esbarra na falta de um local adequado para destinar o material. Além disso, a punição ou multas previstas em Lei não podem ser aplicadas pela falta do flagrante. Os próprios moradores poderiam denunciar, mas tem medo. “Já arrumei confusão com moradores que eu vi jogando entulho aqui, mas hoje nem brigo mais. Antes eu ameaçava ligar para a polícia ambiental e denunciá-los”, diz Cardoso, que mora há 40 anos no bairro.
Outra moradora, Margarida Barbosa da Silva observa que a maioria do material descartado é resto de obras e que as pessoas não sabem onde descartar. “Uma vez eu estava fazendo uma reforma na minha casa e o entulho da obra eu coloquei na minha calçada, não deu dois dias as pessoas já estavam colocando entulho aqui também, achando que tinha se tornado mais um ponto de descarte. Eu falei com os vizinhos e eles retiraram seus lixos, mas o meu a Prefeitura demorou quase um mês para retirar”. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
Sessão da Câmara
Na última sessão da Câmara de vereadores de Itapecerica da Serra, as reportagens realizadas pela Gazeta SP se tornaram tema de discussões. O vereador Sangue Bom (PDT) discutiu sobre os pontos de entulho na cidade e citou o bairro Jardim da Lagoa, que “se tornou um bota-fora”. O vereador, Dr. José Martins (PMDB), ex-secretário de governo do prefeito Chuvisco (PMDB), questionou onde havia pontos de lixo irregular. Em resposta ao questionamento, Sangue Bom declarou “se o senhor quiser, nós damos uma voltinha por lá amanhã mesmo para ver o bota-fora que se tornou”.