EM ALTA
Home

Prefeitos do Conisud discutem saúde, segurança e meio-ambiente

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/06/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Por Mário Aparecido, jornal Folha do Pirajuçara

Na manhã da última terça-feira, dia 23, os prefeitos da região se reuniram no gabinete de Jorge Costa, em Itapecerica da Serra, para uma discussão sobre três importantes temas: saúde, segurança e meio-ambiente. As propostas apresentadas pelos representantes do Consórcio Intermunicipal da região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) serão levadas para os Governos do Estado e Federal.

Além do prefeito anfitrião Jorge Costa, estiveram presentes os prefeitos Evilásio Farias, de Taboão da Serra, Clodoaldo Leite da Silva (Embu Guaçu), Lener do Nascimento Ribeiro (São Lourenço da Serra), Maria Aparecida Maschio Pires (Juquitiba) e o vice-prefeito do Embu, Natinha, além do superintendente Edgard Cruz.

Foto: Divulgação

Encontro em Itapecerica: região debate problemas comuns

Na pauta dos trabalhos foram discutidas questões ambientais, saúde e segurança pública. De acordo com Edgard Cruz o Conisud estuda um projeto voltado para o meio ambiente e que conta com o apoio do Governo Federal para os seis municípios da região. Ainda segundo Edgard Cruz outros assuntos ambientais estiveram em discussão como as Ações do Governo do Estado nas questões de Saneamento Básico e Aterro Sanitário.
A Saúde pública ocupou destacado espaço nas agendas dos prefeitos que buscam soluções de atendimento e serviços nos Hospitais Regionais de Itapecerica da Serra e Pirajussara. De acordo com Cruz, os prefeitos da região sonham com a implantação de outro Hospital Regional no eixo da BR 116.
Circuito das Águas
Na coletiva com a imprensa Edgard Cruz destacou a retomada do projeto Circuito das Águas pelo Conisud.
O projeto do Circuito das Águas foi apresentado em outubro de 2003 no Hotel Terras Altas em Itapecerica da Serra durante o 1° Fórum Regional de Águas Minerais e Turismo na oportunidade foram apresentadas um Plano Diretor das Águas, Desenvolvimento e Turismo sustentável, Mercado de Águas Minerais e Infra-estrutura e Fonte de Recursos Financeiros.
Depois de seis anos estagnada a temática volta a ocupar a agenda dos prefeitos do Conisud. A diferença daquela época para a atual, é que no primeiro Circuito das Águas o município do Embu estava excluído do projeto, que incluía apenas Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.
No Brasil, há um mercado de 7 bilhões de litros ao ano, com um crescimento anual de 10%. Em termos mundiais, em 2007, foram consumidos 206 bilhões de litros de água engarrafada, com um faturamento de US$ 100 bilhões. É esta iniciativa de Desenvolvimento Sustentável, geradora de emprego e renda que o Conisud busca implantar na região, através do projeto “Circuito das Águas”.

Notícias relacionadas