Prefeito Chico Brito isenta do IPTU às vítima das chuvas em Embu
Matheus Herbert, da Gazeta SP
Como forma de amenizar os estragos e consolar as vítimas que perderam seus bens em decorrência das chuvas do dia 22 janeiro, a Prefeitura de Embu das Artes irá isentar do IPTU das famílias que tiveram grandes prejuízos. O projeto de isenção proposto pelo prefeito Chico Brito (PT) foi aprovado pela Câmara Municipal, no dia 5 de fevereiro.
O projeto define que as vítimas não terão que recolher e pagar o IPTU, relativo ao ano de 2014, as parcelas com vencimento após o dia 22 de janeiro, caso não feitas, serão abatidas e perdoadas. Os moradores que já efetuaram o pagamento poderão solicitar o reembolso. Segundo a prefeitura é a primeira vez que a medida está sendo tomada.
Após a publicação do decreto que regulamentará a solicitação do benefício, os moradores deverão comparecer a uma das praças de atendimento e realizar o requerimento da isenção.
A prefeitura tem intensificado o seu apoio a todas as famílias, além da isenção do IPTU, tem fortalecido as atividades nas ruas atingidas, mais de 3500 colchões, 2 mil cobertores, 1300 cestas básicas e 554 litros de água sanitária já foram distribuídos a mais de 900 famílias atingidas.
Temporal
De acordo com a Defesa Civil, Embu das Artes teve 101 milímetros de chuvas em apenas 1h30, no dia 22 de janeiro. O último registro de chuva forte foi em dezembro de 2008, quando chegou a 85 mm. Foram registrados 22 pontos de alagamento na cidade, com transbordamento dos córregos Santos Dumont, Pirajuçara, Castilho, Das Pombas, Tomaz Antônio Gonzaga, Embu Mirim e Chico Mendes. Foram alojados em uma associação de bairro, os 76 adultos e as 56 crianças desabrigados, que tiveram suas casas destruídas pela forte chuva.