Portal O Taboanense disponibiliza acervo de nove anos
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Quando o Portal O Taboanense foi fundado, em fevereiro de 2002, a internet ainda engatinhava no Brasil. De lá pra cá muitas mudanças aconteceram em Taboão da Serra e na região. Os fatos mais marcantes, que mudaram a conjuntura política e social da cidade foram registradas pelos jornalistas e fotógrafos do site.
E é esse rico acervo que será disponibilizado para os internautas até o final do ano. Serão mais de sete mil notícias, duas mil fotos e quase 300 minutos de material multimídia. Hoje, o Internauta do Portal O Taboanense tem acesso apenas ao arquivo dos últimos três anos de reportagens.
Foto: Divulgação
O prefeito Evilásio Farias em foto publicada no Portal O Taboanense em 2003
Segundo Eduardo Toledo, fundador do Portal, as mudanças tecnológicas que o site passou nesse período fizeram com que as notícias mais antigas ficassem de fora do atual arquivo. “Estamos colocando todas as reportagens produzidas na história do site dentro do acervo digital, essa é uma forma de colaborar com a memória de Taboão da Serra”, disse.
Parte do acervo estará disponível já em outubro, serão mais de mil matérias e fotos que poderão ser consultadas, acessadas e copiadas. Nessa primeira fase, o novo arquivo só será liberado para os alunos das escolas de Taboão da Serra, que buscam fazer pesquisas para trabalhos. Para o público em geral, o acervo estará disponível em novembro.
O material antigo que está sendo disponibilizado já entra na nova plataforma do Portal, facilitando a busca através da página principal e também de indexadores como o Google. “Nossa intenção é preservar a memória jornalística da cidade, somos o veículo de comunicação mais antigo na web de toda a região e queremos preservar os primeiros anos de nosso trabalho”, diz.
O acervo trará grandes coberturas jornalísticas que remetem a fatos importantes da história recente de Taboão da Serra, como por exemplo, a inauguração do Shopping Taboão, o início do trabalho de Zagatti e da também da Cooperifa.