EM ALTA
Home

Polícia Civil de Itapecerica prende assaltantes de chácaras

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Dois homens foram presos nesta semana acusados de roubarem moradores de chácaras de alto padrão em Itapecerica da Serra. A maioria das vítimas, passava apenas os fins de semana na região e pelo menos cinco roubos foram esclarecidos pela Polícia Civil com a prisão da dupla.
 
Ivan de Godois Reis, de 26 anos, conhecido como Mochila, e Anderson Barros Archocha, agiam sempre da mesma forma. Os acusados invadiam chácaras cortando o alambrado e rendendo a família. Um dos integrantes ficavam com a família como refém e o outro ia até caixas eletrônicos sacar dinheiro. Além disso, dinheiro, relógios, celulares, eletrônicos e jóias eram levados, segundo informações da polícia.

Foto: Divulgação

A dupla presa pela Polícia de Itapecerica da Serra

 
Em um dos casos, onde as vítimas já reconheceram a dupla como sendo os autores de um roubo, a dupla usou uma tática diferente. Eles levaram o cachorro de uma das chácaras e depois de três dias voltaram ao local. Assim que dos donos da casa saíram de carro, os acusados começaram a brincar com o animal no meio da rua. O dono reconheceu o cachorro e quando desceu do veículo foi rendido e mantido sob a mira de um revólver.
 
A Polícia Civil de Itapecerica da Serra desconfia que a dupla possa ter participado de dezenas de roubos na região e está chamando outras vítimas para fazer o reconhecimento fotográfico. “Estamos vendo os casos que aconteceram nos últimos meses e é importante que as vítimas possam vir até a delegacia para fazer o reconhecimento”, lembra o chefe dos investigadores José Messias Pignataro.
 
A prisão
 
Ao acusados faziam esse tipo de roubo há tempos. Muitas vezes as vítimas, intimidadas, nem chegaram a fazer o boletim de ocorrência, o que dificulta o trabalho de investigação. A dupla só foi presos após um “vacilada” e um trabalho rápido da Polícia Civil.
 
Durante um dos roubos, enquanto uma família era mantida refém, um dos acusados, Anderson Barros Arcocha, pegou o carro das vítimas para sacar o dinheiro em um caixa eletrônico em Embu das Artes. Ao avistar uma viatura, ele se desesperou e acabou batendo o veículo em uma árvore. Mesmo assim ele conseguiu fugir, mas esqueceu o celular no carro.
 
Foi aí que as investigações começaram. A Polícia Civil conseguiu localizar o dono do aparelho e foi até a casa de um dos acusados. Menos de três horas depois da tentativa frustrada de roubo os dois suspeitos já estavam presos. Trabalharam na ocorrência os investigadores Geraldo e Domingos, com a supervisão de Messias Pignataro e do delegado titular Mário Watanabe.
 
Reconhecimento
 
A equipe que trabalhou na elucidação do caso é nova em Itapecerica da Serra, mas já atuou em toda a região. De julho de 2008 a abril de 2009, o chefe dos investigadores Messias e o delegado Titular Mário Watanabe estavam em Taboão da Serra, onde implantaram diversas mudanças e chegaram a receber um voto de louvor da Câmara Municipal.
 
Em seguida a equipe mudou de cidade e passou a trabalhar em Embu das Artes, onde solucionou diversos casos polêmicos como o do sequestro de uma criança no Paraná e de um homem acusado de pedofilia que acabou dando cocaína para uma criança de 13 anos que morreu de overdose.
 
“Nosso desafio é grande, Itapecerica da Serra é uma cidade que tem muitas ocorrências. Estamos iniciando um trabalho aqui, esperamos que o sucesso seja o mesmo de Embu e de Taboão da Serra”, diz Messias.

Notícias relacionadas