Poeta Sérgio Vaz recebe prêmio Amigo do Livro 2015
O poeta Sérgio Vaz recebeu na última semana um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira. Ele foi homenageado, pela sua contribuição para incentivar o hábito da leitura, com o prêmio Amigo do Livro.
Já receberam a homenagem Jô Soares, Milu Vilella e Roberto Irineu Marinho, entre outros. O primeiro Amigo do Livro foi entregue ao Presidente Juscelino Kubitschek em 1957. A homenagem foi entregue durante a festa de confraternização do mercado editorial, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela Associação Brasileira da Difusão do Livro (ABDL).
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Vaz disse que o prêmio é o reconhecimento pelo trabalho de incentivo à leitura na periferia que a Cooperifa vem realizando. “Esse prêmio vai para todas as pessoas que acreditam que a leitura pode mudar a vida da periferia e do mundo todo. É isso. A Poesia não para”, afirmou.
Para o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luis Antonio Torelli, o trabalho do poeta taboanense ultrapassou as fronteiras da periferia. “Sérgio Vaz leva a poesia, a arte e a literatura a um mundo de pessoas. Isso é sinônimo de desenvolvimento para o País e garante um futuro melhor para a sociedade. Sérgio Vaz, que é o poeta da periferia, foi escolhido para ser um dos ganhadores do prêmio Amigo do Livro deste ano da CBL. É um reconhecimento merecido ao criador da Cooperifa, projeto que faz com que a cultura e a informação façam parte das conversas nas comunidades”.
Além de Sérgio Vaz, foram homenageados a senadora Fatima Bezerra, a escritora e ex-presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Laura Sandroni.
Já a ABDL concedeu o Prêmio Difusor do Livro ao Programa Itaú Criança, por conta do projeto Leia para uma Criança e por meio da leitura e do compartilhamento de histórias, contribuem para a ampliação do seu repertório cultural, para o seu lazer, para a sua convivência familiar e para o fortalecimento dos vínculos afetivos.