Pistas da av. Francisco Morato são liberadas e trânsito é normalizado
Essa terça-feira, dia 7, pode ser resumida em uma palavra para o motorista e usuários do transporte público de Taboão da Serra, Embu das Artes e região: caos. O maior congestionamento do ano foi causado pela queda de uma árvore, no início da manhã, na avenida Francisco Morato, próximo ao Parque Chácara do Jockey. A avenida so foi liberada por volta das 16h. O trânsito foi normalizado às 16h40 em toda a região.
A chuva intensa durante toda a madrugada causou um deslizamento de terra em um barranco que fica às margens da avenida, derrubando uma árvore e deixando outras seis em situação perigosa. A Defesa Civil da capital precisou interditar duas pistas da avenida para remover todas as árvores.
O efeito no trânsito de Taboão da Serra foi imediato. Desde às 8h a pista da rodovia Régis Bittencourt no sentido São Paulo, que termina na avenida Francisco Morato, foi muito lento, chegando a ficar completamente travado por diversas vezes, testando a paciência dos motoristas.
O congestionamento chegou até o Pq. Pinheiros, causando mais de quatro quilômetros de lentidão. O trânsito ficou complicado também na Estrada São Francisco, no Jd. Maria Rosa, na Estrada do Campo Limpo e na região do Centro de Taboão da Serra. A avenida Eliseu de Almeida, alternativa para a Francisco Morato também recebeu um grande número de veículos, o que deixou a vida com muitos pontos de lentidão.
Durante a manhã muitos passageiros que estavam nos ônibus deixaram os coletivos e seguiram a pé pela avenida. “Tá complicado, não anda de jeito nenhum, é mais fácil ir a pé mesmo porque já vou chegar atrasada no trabalho, o difícil é explicar na empresa”, disse a auxiliar administrativo Maria Regina de Alcântara, moradora do Campo Limpo.
De acordo com o motorista Ênio Carvalho, morador de Embu das Artes, ele demorou mais de uma hora para passar pelo centro de Taboão da Serra. “Geralmente levo trinta, quarenta minutos de Embu até a divisa com São Paulo, hoje foram quase uma hora e vinte só neste trecho”, relatou por telefone.
Paciência
Nas últimas duas semanas os motoristas de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica e região que precisam se deslocar até a capital vêm enfrentando uma série de congestionamentos devido a uma obra no canteiro central da avenida Francisco Morato, que está sendo feita pela prefeitura de São Paulo.
A SPTrans iniciou a obra para implantar no canteiro central plataformas para embarque e desembarque de passageiros dos ônibus municipais na avenida Professor Francisco Morato entre a rua Canio Rizzo e o Largo do Taboão, em ambos os sentidos.
Segundo nota da SPTrans a obra é “para transferência das paradas dos ônibus municipais para o canteiro central, são para evitar o entrelaçamento dos ônibus com o tráfego geral. Também será feita a manutenção do viário no trecho em que os trabalhos estão sendo realizados”.
A SPTrans ainda informou que "o término das obras está previsto para junho. No momento estão sendo feitos trabalhos de manutenção de pavimento. Posteriormente a CET liberará o tráfego de ônibus junto ao canteiro central". Por causa das chuvas as obras podem atrasar.