Home
›
Perueiros estão proibidos de circular nas linhas licitadas
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Uma decisão inesperada da prefeitura tirou na manhã desta quinta-feira, dia 17, todas as vans das linhas 2, 4, 5, 6 e 9. Segundo Claudinei Pereira, Secretário de Trânsito e Transporte, essas linhas são licitadas e a administração entende que está havendo uma concorrência com as empresas de ônibus que venceram a licitação em 2000. As vans que circulavam nesta manhã foram recolhidas para o pátio da prefeitura.
De acordo com Claudinei Pereira, prefeitura entende que o sistema complementar não é complementar. “Da forma que o sistema está hoje, as vans estão na condição de concorrente e não complementares. Isso causa prejuízo para as empresas que venceram uma licitação, para as próprias Cooperativas, para os usuários e para a população”, afirma.
Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense
Vans do transporte alternativo estão fora de circulação nas linhas licitadas
Para suprir a falta das vans nas linhas licitadas, as empresas Pirajuçara e Fervima (que fazem parte do mesmo grupo) estão colocando cerca de 30% de veículos a mais. “Acionamos o Programa de Apoio Operacional de Emergência, que é comum nestas situações, solicitamos que as empresas reforcassem essas linhas com os ônibus de reserva para suprir o sistema. São cerca de 23 veículos a mais nas linhas”, disse Claudinei.
Em pelo menos dois locais da cidade os fiscais do trânsito, com o apoio da GCM, estão recolhendo as vans que circulam nas linhas licitadas. A reportagem do Portal O Taboanense apurou que as peruas recolhidas ficarão cerca de uma semana no pátio da prefeitura e nesse período os veículos ganharão novos selos, numeração e talvez um novo layout.
Na próxima semana, uma reunião entre os perueiros e a prefeitura definirá quais linhas o sistema complementar poderá circular. Informações obtidas com exclusividade pela nossa reportagem dão conta que as vans só poderão circular nas linhas 1, 3, 7, 8, 10, 11 e 12.
Acompanhe ainda hoje novas informações sobre a proibição imposta pela prefeitura.