Parque das Hortênsias não deve mais receber felinos, diz Laércio Lopes
O zoológico do Parque das Hortênsias em Taboão da Serra, não deve receber mais nenhum animal de grande porte, A informação não é oficial, o secretário de cultura e turismo, Laércio Lopes, apenas declarou que “a princípio não existe a possibilidade de voltar com animais de grande porte”, mas nada é definitivo, ainda. Atualmente o parque abriga apenas a leão Helga, que em breve deverá ser transferida.
Apesar da incerteza, dentro de algumas semanas a reforma dos recintos dos animais no parque deve começar. De acordo com o projeto inicial, as jaulas dos felinos são as que mais receberão investimentos. De acordo com Lopes, a reforma vai acontecer por cumprimento da lei.
“A gente precisa fazer o parque conforme a instrução normativa 169. Das quatro jaulas dos felinos nós vamos transformar em duas, até para ter um espaço maior, todos os recintos terão espelho d’água, sombreamento, é o que diz a normativa 169”, declarou o secretário.
Mesmo sem os animais de grande porte, Laércio Lopes, garante que os visitantes do parque vão aprovar a reforma. “Quando eu digo que nosso parque vai causar inveja, não estou exagerando não, o prefeito pediu capricho e estamos caprichando, pode ter certeza”, afirmou.
O novo parque poderá ter uma novidade, o secretário está estudando a possibilidade de instalar um Serpentário, mas não há nada de concreto. “Ainda não conversei com o prefeito, ele está realmente focado nas obras [reforma]. Eu ainda estou amadurecendo [essa ideia], quero colher mais informações para depois levar ao prefeito”, informou.
O valor total da obra ainda não foi divulgado, de acordo com o secretário, a prefeitura ainda aguarda a aprovação do Departamento de Fauna do Governo do Estado (DeFau) para estipular os gastos.