Parlamentares da região discutem criação de associação de vereadores
A intenção dos vereadores é fortalecer as Câmaras Municipais, assim como foi feito com o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), onde os prefeitos se reúnem em busca de soluções para problemas regionais. Com a associação, os vereadores ganhariam mais força para reivindicar verbas dos governos Estadual e Federal.
Foto: Eduardo Toledo
Vereadores de cinco cidades reunidos na foto oficial do encontro em Taboão da Serra
No dia 28, uma nova reunião, também em Taboão da Serra, irá debater o estatuto e o regimento interno da associação. “Não queremos que essa associação funcione apenas no papel, pelo contrário, queremos uma entidade ativa. Tenho certeza que essa associação irá dar uma unidade maior para a nossa região”, disse Paulo Félix.
Esse foi o sétimo encontro entre os vereadores e um dos que mais reuniu participantes. Nas seis cidades da região (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra) o número de parlamentares chega a 66 representantes, ou seja, a participação na reunião foi de 27% de vereadores da região.
Segundo o vereador Natal, essa nova entidade irá fortalecer não só as Câmaras Municipais, mas também a região. “Teremos mais poder de reivindicação, estaremos representando quase um milhão de moradores. Isso ajuda muito na hora de solicitar uma emenda ou até mesmo investimentos e recursos para a nossa região”, garante o parlamentar.
Além dos vereadores, representantes da União Brasileira de Vereadores (UVB) e da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) também estavam presentes e falaram de outras associações do mesmo gênero que já estão em funcionamento. “Existem várias associações que existem em outras regiões e que já fazem sucesso. Essa iniciativa é o fortalecimento da democracia, do Poder Legislativo”, afirmou Paulo Marcondes, superintendente da Uvesp.
Para o vereador de Itapecerica da Serra, Professor José Maria, essa associação irá ajudar no desenvolvimento da região. “O problema da minha cidade é idêntico ao que acontece em outras cidades. Juntos podemos encontrar soluções. O parlamento precisa se valorizar”, disse Zé Maria (PT), vereador de Itapecerica da Serra.
A reunião do próximo dia 28 é aguardada com ansiedade pelos vereadores. Nela será votado a criação do nome da entidade, a escolha de uma comissão para discutir o estatuto, do regimento interno, além da forma com que será feita a eleição da diretoria da entidade.
Participaram da reunião os vereadores Wagner Eckstein, Natal, Cido, Paulo Félix e Carlos Andrade, de Taboão da Serra. De Itapecerica compareceram Chuvisco, João Miranda, Jonas Feijó, Paulinho PM, José Hélio, Tonho Paraíba e Zé Maria. Do Embu, Professor Silvino e João Leite e de Juquitiba José Nunes Bernardo e Francisco Marar. Os vereadores Fernando Seme Amed e Roberto Izidoro, de São Lourenço, completaram a reunião.