EM ALTA
Home

Palhaço, Biro Biro e Canibal: veja os nomes bizarros das eleições na região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

31/08/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nome de personagem de filme, de videogame, bichos, comida e até marcas famosas fazem parte da estratégia dos candidatos a vereador para chamar a atenção dos eleitores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Com o menor tempo de campanha e novas regras como a proibição do uso de carro de som, a criatividade pode ser aliada para conseguir mais votos.

O nome do ex-jogador Biro Biro, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, aparece como apelido de Noel Ferreira da Costa (PPS), candidato de Taboão da Serra. Falando em famoso, MacGyver, nome de um personagem de uma série de televisão americana, também está na lista divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas com a grafia de Magaiver, usada por Carlos Alberto Raci (PTC- Taboão).

Palhaço Guerreiro é apenas um dos candidatos da região que buscam chamar a atenção dos eleitores | Reprodução

Ainda na sessão celebridades, há o Chaveiro Bob Marley, ou Maurício Ferreira dos Santos (PTN) candidato em Embu das Artes que fez referência ao cantor jamaicano. O Sonic, nome que ficou conhecido por causa de um jogo de videogame dos anos 90, foi escolhido por Marcelo Nunes da Silva (PSDB- Embu) e ainda tem o Madruga do Açougue (PRP- Itapecerica), que faz referência ao personagem do seriado Chaves.

Ao registrar a candidatura no cartório eleitoral, é preciso informar além do nome completo, aquele que vai aparecer na urna. Entre os 970 candidatos a vereadores da região há ainda a turma animal. Tem Alex Bodinho (PPS- Taboão), Largatixa Perueiro (PSD- Embu), Mauricio Mão de Onça (PV- Embu), Paulo Coruja (DEM-Embu), Pombo (PCdoB), Gallo (PRB-Taboão), Pé de Boi (PSC-Embu), Toninho Jacarezinho (DEM-Embu), Serginho Pavão (PRB- Embu) e até o MC Primata (PEN- Taboão).

Para os mais bem-humorados, tem ainda os candidatos palhaços, o Palhaço Guerreiro (PSD- Taboão) e o Palhaço Muído (PR- Embu). Para conquistar os eleitores pelo estômago, tem o Chocolate (PDT- Taboão) e o Rapadura (SD- Embu). Ainda na linha comes e bebes, tem o Romildo Do Só Méh (PTC- Taboão) e Dejair Canibal, ou Dejair Dias da Silva (PSB- Itapecerica da Serra).

Muitos candidatos usam o local onde moram ou o com o que trabalham como referência para serem lembrados, é o caso da Loira do Point (PTC- Taboão) e Maria da Dengue (PSC- Itapecerica da Serra) e do Borracha Gás (PBP- Embu). Tem ainda o candidato Cepacol, apelido escolhido por Ronaldo de Jesus Pires (PSC- Itapecerica), que lembra a famosa marca de enxaguante bucal.

Para os eleitores mais religiosos há os pastores e também o Buda, apelido escolhido por Gabriel Passos da Silva (PR- Taboão). Os nomes e apelidos de todos os candidatos podem ser consultados divulgacandcontas.tse.jus.br.
 
Últimas eleições. Em 2012, nas últimas eleições municipais, a GAZETA também fez o levantamento com os nomes mais bizarros. Na época, Tarzan, Tubarão, Chapolim  e Mulher Xuxu estavam entre os nomes mais inusitados que concorriam ao cargo de vereador nas cidades da região.

Notícias relacionadas