EM ALTA
Home

Palestra sobre síndrome de down discute inclusão social

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra promoveu uma palestra na segunda-feira, 22, no auditório do Santuário Santa Terezinha. O tema do evento foi “A criança com síndrome de down na família e suas atenções”.

A palestrante foi a escritora, mestre em educação e fonoaudióloga, Márcia Honora, que é responsável também pela revista Ciranda da Inclusão, publicação especializa. De acordo com Márcia é preciso vencer o preconceito. “Quando nasce uma criança especial na família, os pais custam a aceitar. É preciso acabar com o mito que o downismo é uma espécie de castigo para os pais, isso não existe. A Síndrome de Down é um erro genético que acontece em um a cada 700 nascimentos e as famílias só precisam cuidar com atenção, amor e carinho do filho, assim como qualquer criança”, explica Márcia.

Foto: Divulgação

Márcia Honora, palestrante, durante evento no auditório Santa Terezinha

Uma das espectadoras na plateia era Sheila Pereira Pascoal, mãe de Luiz Sergio de 2 anos. Sheila fez questão de dar seu depoimento e contar que encarou com naturalidade quando os médicos avisaram que seu filho tinha a síndrome. “Confesso que fiquei tranquila, meu filho só me dá felicidade. Mas as pessoas ainda tem muito preconceito, porque se fala muito em inclusão social, mas na prática não é isso que acontece”, desabafa.

Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Josemar da Luna, o papel do conselho é mobilizar a população para discutir e refletir sobre as questões que envolvem o dia a dia das pessoas com deficiência, além de propor soluções e cobrar medidas do poder público. “Através de reuniões e palestras como essa, levamos o conhecimento para as pessoas e ao mesmo tempo temos a chance de conhecer e conviver com aqueles que enfrentam as mesmas dificuldades que nós”.

Inclusão nas escolas

Em Taboão da Serra há cerca de 300 estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, inclusive portadores de síndrome de down, que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, pedagogos e pediatra que ajudam na integração dos estudantes.

Para atender também os adultos com necessidades especiais, a Prefeitura de Taboão da Serra possui parcerias com entidades especializadas, a Associação dos Deficientes e Taboão da Serra (ADT) e a Associação Pró Trabalho Ocupacional para Deficientes (APTO). Além disso, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a sociedade pode se organizar, discutir políticas de inclusão e sugerir ações para beneficiar a todos.

 
Serviço

Associação dos Deficientes de Taboão da Serra- ADT
Rua Ida Romussi Gasparinete, 126 – Parque Laguna
Tel: 4135-1858
 
Associação pró Trabalho Ocupacional para Deficientes- APTO
Rua Pedro Borba, nº 198- Jd. Maria Rosa
Tel: 4788-0787/4135-4911
 
Secretaria de Educação
Rua Elizabetta Lips, nº 166 – Jd. Bontempo
Tel: 4788-5822
 
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Sede: Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Endereço: Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi
Tel: 4138-8040
 

Notícias relacionadas