Palestra sobre síndrome de down discute inclusão social
A palestrante foi a escritora, mestre em educação e fonoaudióloga, Márcia Honora, que é responsável também pela revista Ciranda da Inclusão, publicação especializa. De acordo com Márcia é preciso vencer o preconceito. “Quando nasce uma criança especial na família, os pais custam a aceitar. É preciso acabar com o mito que o downismo é uma espécie de castigo para os pais, isso não existe. A Síndrome de Down é um erro genético que acontece em um a cada 700 nascimentos e as famílias só precisam cuidar com atenção, amor e carinho do filho, assim como qualquer criança”, explica Márcia.
Foto: Divulgação
Márcia Honora, palestrante, durante evento no auditório Santa Terezinha
Uma das espectadoras na plateia era Sheila Pereira Pascoal, mãe de Luiz Sergio de 2 anos. Sheila fez questão de dar seu depoimento e contar que encarou com naturalidade quando os médicos avisaram que seu filho tinha a síndrome. “Confesso que fiquei tranquila, meu filho só me dá felicidade. Mas as pessoas ainda tem muito preconceito, porque se fala muito em inclusão social, mas na prática não é isso que acontece”, desabafa.
Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Josemar da Luna, o papel do conselho é mobilizar a população para discutir e refletir sobre as questões que envolvem o dia a dia das pessoas com deficiência, além de propor soluções e cobrar medidas do poder público. “Através de reuniões e palestras como essa, levamos o conhecimento para as pessoas e ao mesmo tempo temos a chance de conhecer e conviver com aqueles que enfrentam as mesmas dificuldades que nós”.
Inclusão nas escolas
Para atender também os adultos com necessidades especiais, a Prefeitura de Taboão da Serra possui parcerias com entidades especializadas, a Associação dos Deficientes e Taboão da Serra (ADT) e a Associação Pró Trabalho Ocupacional para Deficientes (APTO). Além disso, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a sociedade pode se organizar, discutir políticas de inclusão e sugerir ações para beneficiar a todos.