EM ALTA
Home

Os pequenos notáveis do Liceu de Artes de Taboão da Serra

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Três alunos do Liceu de Artes de Taboão da Serra foram selecionados para cursar a Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM), uma das mais concorridas do Estado. Brenda Felipe de 10 anos, Gabriel Moreira e Matheus Felipe, ambos com 11 anos, foram aprovados no processo seletivo em outubro do ano passado e terão suas atividades iniciadas este mês.

Para o diretor da Divisão de Cultura, Joílson Pires, o fato de a Trupe ter alcançado esse objetivo, mostra que o Liceu já começa a atingir seus objetivos e demonstrar um ótimo nível de ensino musical. “Esses alunos, apesar da pouca idade, conseguiram adquirir técnica suficiente para passar em testes assim. Isso porque no Liceu tiveram aulas com professores formados nas melhores escolas de música do Estado, inclusive na EMM”, informa.

Foto: Ricardo Vaz

Aulas no Liceu de Artes: revelando grandes talentos para a música brasileira

Para o promissor violonista de Taboão da Serra, Gabriel Moreira, a chave para a sua conquista foi o esforço e a persistência. “Eu já tinha feito o teste ano passado, mas não fui aprovado. Me esforcei mais esse ano e com a ajuda do meu professor consegui o primeiro lugar na minha modalidade. O incentivo e o apoio dele foram fundamentais”, disse.

Segundo o professor de violino do Liceu de Artes de Taboão, Helder Fernando Souto, a conquista de Gabriel veio através de muito esforço e intenso trabalho. “É emocionante ver que o trabalho intenso que eu fiz com ele, funcionou. É por feitos assim que essa profissão de música vale à pena”, declarou.

Os professores de Matheus e Brenda, também não escondem sua satisfação. “É gratificante ver os alunos se destacando como músicos. O legal também é que querendo ou não, eles irão levar um pouco de nós para a nova escola e para a vida toda”, falou José de Carvalho.

Os três prodígios de Taboão terão um longo caminho a percorrer. A maioria dos cursos ministrados na EMM são de seis anos, ou mais. Como exemplo, o garoto Gabriel que toca violino e já integra a Orquestra Municipal de Taboão da Serra, exercendo a função de Spalla (1º violino de uma Orquestra), terá nove anos de estudos pela frente.

A seleção de alunos da Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) é feita em duas etapas. Na primeira é executado um teste auditivo, realizado em grupo e na segunda uma prova prática individual, frente a uma banca examinadora.

Foto: Ricardo Vaz

O jovem violinista Gabriel Moreira com seu professor Helder Fernando

Anualmente são disponibilizadas 200 vagas na Escola Municipal de Música de São Paulo. A EMM possui em média um total de 800 alunos e seu regimento interno é um dos mais rigorosos do país.

Legado

A Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) já formou notáveis como o Maestro Roberto Minczuk, hoje diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seu currículo ele já regeu as orquestras filarmônicas de Nova York, Los Angeles e Israel.

Sobre o Liceu

O Liceu Municipal de Artes foi inaugurado pela Prefeitura em dezembro 2007. Ele atende gratuitamente cerca de dois mil alunos e oferece diversos cursos como história da arte, desenho, pintura, dança, teatro, música, fotografia, entre outros. Além da variedade dos cursos, o Liceu conta com profissionais capacitados e formados nas melhores escolas de arte do Estado.

Notícias relacionadas