Os números e as curiosidades sobre a obra do Rodoanel
– As estimativas de tráfego para 2014, levando em conta que todo o Rodoanel esteja pronto, são 240 mil por dia no Trecho Oeste, 136 mil entre os trechos Sul e Leste e 65 mil, no Trecho Norte.
– O Trecho Leste terá 43,5 km e interligará as rodovias Henrique Eroles (SP-066), Ayrton Senna (SP-070) e Via Dutra (BR-116). Começará em Ribeirão Pires, no final do Trecho Sul, passando pelos municípios de Mauá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
– O Trecho Leste teve a Licença Prévia aprovada pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) e deve ter o edital para a construção publicada em abril.
– O Trecho Norte interligará os trechos Leste e Oeste do Rodoanel, ligando a avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, às Rodovias Fernão Dias, Presidente Dutra e Ayrton Senna, passando pelos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo. O projeto do Trecho Norte está em fase de elaboração.
– A região metropolitana de São Paulo movimenta cerca de 275 milhões de toneladas anuais em produtos (dados de 2008), sendo que 50% apresentam origem ou destino a uma distância acima de 100 km do centro de São Paulo.
– O Porto de Santos recebe cerca de 80 milhões de mercadorias por ano (dados de 2008).
– 56% da riqueza produzida no Estado está na região metropolitana de São Paulo.
– Cerca de 1 milhão de veículos chegam à malha viário da cidade de São Paulo diariamente (dados de 2008).
– Durante as escavações, foram encontradas peças de cerâmicas do século XVIII, enviadas para o Museu de Arqueologia da USP.
– Rodoanel Mário Covas tem "irmãos" espalhados pelo mundo. Em Paris, o anel viário se chama A86. Com 80 km de extensão, contorna toda a cidade e permite fácil comunicação entre seus bairros – especialmente os fora do centro.
– Quase dois anos depois de ter sido redescoberta, a bromélia Tillandsia lienaris, que era considerada extinta, voltou ao seu local de origem. Dos 200 tufos da bromélia (cada um com 10 exemplares da planta) encontrados na frente de obras do Rodoanel Sul, 180 foram realocados em parques da região do Embu.
– Outra espécie rara foi o bambu (Merostachys neesii) encontrado no Parque Bororé. O último registro sobre esta espécie datava de 60 anos atrás.
– Serão 22 obras de arte, entre viadutos, ramos de acesso, passagens superiores e pontilhões.
– 61,4 km de vias – sendo 57 km da Régis Bittencourt à Anchieta e 4,4 km da Anchieta à Mauá.
– Investimento: R$ 5 bilhões (2/3 do governo estadual e 1/3 do governo federal)
– Estimativa de tráfego por dia: 55,5 mil veículos de passeio e 16,5 mil veículos pesados.
– 134 obras de arte especiais – pontes, viadutos, passagens inferiores e superiores, o que representa – 20 km de construções ou cerca de um terço da obra.
– 52,1 km de pistas de rolamento
– 9,3 km em pontes e viadutos
– 3 faixas com 3,6 metros da Régis à Anchieta e da Anchieta à Mauá.
– 4 faixas com 3,6 metros no trecho entre Imigrantes e Anchieta
– Acostamentos de 3 metros e refúgio de 1 metro
– Canteiro central gramado de 11 metros de largura
– Velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
– Cerca de 2.750 equipamentos foram usados entre escavadeiras, rolos compactadores, caminhões, tratores etc.
Foram gastos:
– 348 mil metros cúbicos de concreto moldado, o suficiente para erguer 115 prédios de vinte andares cada um
– 458 mil metros cúbicos ou 166 piscinas olímpicas de pavimento de concreto
– 327 mil metros cúbicos de material de concreto, o suficiente para encher 23.400 caminhões com 14 metros cúbicos de produto
– 540 mil metros cúbicos de pedras ou 196 piscinas olímpicas de pedras
– 380 mil metros cúbicos de areia, volume suficiente para levantar 128 prédios de 20 andares
– 60 milhões de metros cúbicos de terra movimentada ou 21.818 piscinas de terra