Os elementos culturais da cidadania
Segundo o modelo anglo-saxão, teriam surgido primeiramente os direitos civis, em seguida os políticos, e por ultimo os sociais. Cada um deles se desenvolvera como um desdobramento de seu antecessor. O conteúdo desses direitos estaria relacionado aos valores, portanto, as tradições culturais de cada país, o que quer dizer que se torna indispensável considerar a cultura cívica para podermos posicionar a cidadania nos termos que a consideramos, democráticos. A cidadania embasada por direitos pode receber a denominação “cidadania democrática” porque se expressa por meio do exercício da liberdade e da igualdade.
Os indivíduos são chamados “cidadãos” porque com a cidadania partilham de um status comum, possuem liberdade para serem o que querem e ao mesmo tempo serem tratados igualmente de acordo com o que prescrevem as leis. Logo podemos dizer que a cidadania representa uma identidade coletiva. Mas, se hoje essa identidade é, sobretudo, dotada de valores liberais, outrora fora dotada tão somente de valores culturais – como, por exemplo, a partir do compartilhamento de uma mesma etnia e possivelmente de uma mesma língua – de acordo com o que explicam alguns estudiosos, esta seria uma identidade pré-política.
A identidade política propriamente dita teria sido formada sob as premissas liberais, dos direitos, assim como se apresenta como uma herança do republicanismo. A grande realização do Estado Constitucional teria sido a substituição das formas tradicionais de integração social e cultural pela força integradora da cidadania democrática no período inicial do Estado Nação.
Devido a essa divisão entre a constituição de identidades culturais e racionais, acordam parte dos pesquisadores que podemos viver em comunidades políticas imaginadas (quando se sobressaem os valores da cultura) ou planejadas (quando se sobressaem os valores da razão). Com efeito, para funcionar adequadamente, de maneira estável, o Estado Nacional deve integrar as duas perspectivas – tanto a pré-política (cultural) como a política (democrática/liberal).