Home
›
Olimpíada Brasileira de Física premia aluno taboanense
2 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O estudante Juan Silva Nogueira, aluno da 8ª série do ensino fundamental da escola estadual Domingos Mignoni, da rede pública de Taboão da Serra, recebeu medalha de prata pela sua participação na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A premiação, baseada no desempenho dos estudantes na 2ª fase da OBF 2008, é uma forma de reconhecer o valor e o esforço desse estudante.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 1º de novembro, no campus da USP de São Carlos (SP). No total, foram contemplados 122 alunos, selecionados entre 2,5 mil estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo que participam da OBF 2008.
Promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada é realizada em todos os estados brasileiros e conta com a participação de estudantes da 9ª série do ensino fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. É disputada em três fases e normalmente os prêmios são dados só para os melhores colocados na terceira fase.
“Como são poucos os estudantes das escolas públicas que conseguem se classificar para a última fase, decidimos conceder um prêmio especial para estimular a participação desses alunos na Olimpíada”, afirma o coordenador da OBF no Estado de São Paulo, o professor Euclydes Marega Júnior, do Instituto de Física da USP de São Carlos.
Ele explica que a maioria dos alunos matriculados em instituições de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo estuda em escolas públicas. “Mas isso não se reflete na Olimpíada, na qual eles são apenas 40% dos participantes e menos que 1% dos premiados na última fase. Então, para estimular o aumento deste número, resolvemos premiar os que se saírem melhor na segunda fase.”