EM ALTA
Home

Obras na av. Francisco Morato levam caos ao trânsito da região

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/05/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Passageiros e motoristas que utilizam a av. Francisco Morato enfrentaram muita confusão e congestionamento na última segunda-feira (23), a via está parcialmente interditada para melhorias no asfalto do corredor de ônibus Francisco Morato-Consolação. Com dez quilômetros de extensão, o corredor recebe por hora 250 ônibus.

 Ônibus intermunicipais trafegarão pela Eliseu de Almeida durante obras
 Veja mais fotos das obras na avenida Francisco Morato

E o motorista vai precisar de muita paciência, já que as obras devem durar pelo menos mais 20 dias. O corredor de ônibus estará interditado entre as ruas Aparaó e José Janarelli, sentido centro, segundo a SPTrans, empresa responsável pelas obras, o asfalto será trocado por concreto, o que deverá tornar a pista mais rápida. Os motoristas de carros de passeio ficam com apenas uma faixa para transitar na região.

Foto: Eduardo Toledo

Obras na Francisco Morato fecharam parte do corredor de ônibus: caos no trânsito

O congestionamento atingiu em cheio Taboão da Serra. A rodovia Régis Bittencourt ficou completamente parada, com mais de seis quilômetros de congestionamento. Até mesmo a estrada Kizaemon Takeuti, no Pirajuçara, apresentou reflexos das obras na av. Francisco Morato e também teve congestionamento em grande parte da sua via.

Os ônibus municipais estão trafegar pela direita com pontos de parada improvisados, e os veículos de passeio somente pela faixa central. Já as 21 linhas de ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que vem principalmente das cidades de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu e Taboão da Serra, irão fazer o desvio pela já congestionada av. Eliseu de Almeida.

Nesse primeiro dia, passageiros cansaram de ficar parados dentro dos ônibus, de acordo com informações, principalmente no período da manhã, a confusão foi geral. Falta de sinalização, desorganização, excesso de carros e ônibus transformaram a ida ao trabalho numa grande catástrofe. Os motoristas nos carros de passeios tiveram que contar até dez para não perderem o controle e deixarem o veículo no meio da avenida.

“Hoje foi só o primeiro dia, teremos dias muito difíceis e complicados pela frente, chegou um momento que tive vontade de largar tudo e sair correndo. Isso é realmente necessário? Não poderiam fazer isso no mês de julho?”, questiona Mário Cardoso Filho, administrador de empresas.

A CET estará informando os motoristas sobre rotas alternativas pelas ruas Aparaó, Comandante Lira, Lício Marcondes do Amaral e Três Irmãos. Quem for para as regiões de Pinheiros, Morumbi e Centro deverão utilizar as avenidas Eliseu de Almeida e Giovanni Gronchi e a Rodovia Raposo Tavares.

Motoristas revoltados

A reportagem do Portal O Taboanense conversou com três motoristas que utilizam a avenida Francisco Morato para chegar ao trabalho. Para o administrador Gerson Pedroso, morador do Pq. Pinheiros, o trajeto até a Rebouças, onde trabalha, era feito em uma hora e 20 minutos. “Hoje [segunda-feira] demorei mais de duas horas e meia, um absurdo completo”.

De acordo com Juliana Toledo, a Régis Bittencourt ficou completamente travada. “Foi um inferno, não sei como vão fazer, mas essa situação não pode continuar por mais 20 dias, essa obra deveria ser feita a noite. De manhã a pista tem que ficar liberada”, opinou.

Segundo o publicitário Mário Paulo Strauss, esse foi o pior congestionamento que ele enfrentou nos três anos que mora em Taboão da Serra, nos condomínios da Cooperativa Vida Nova. Dentro do meu prédio os carros estavam parados, porque não conseguiam sair. Por incrível que pareça, o congestionamento começava na minha garagem”, ironizou.
 

Notícias relacionadas