EM ALTA
Home

Objetos presos em fios podem causar acidentes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

23/02/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Em várias partes de Taboão da Serra uma prática já corriqueira chama a atenção dos observadores mais atentos. É comum encontrar objetos presos na rede elétrica das ruas. Os mais comuns são as pipas e os sapatos ou tênis pendurados pelos fios. Em determinados locais, a quantidade de coisas “presas” na rede elétrica chama a atenção. Mas, o que poucos sabem é que a “brincadeira” é bastante arriscada e pode provocar acidentes.

Segundo a empresa AES Eletropaulo prender objetos nos fios é altamente perigoso e pode provocar acidentes. No caso das pipas, em especial, há o risco da transmissão de corrente elétrica por meio dos fios. Esse tipo de descarga pode até mesmo levar uma pessoa à morte.

 

Um bom exemplo de como o problema afeta a rede está localizado nos fios em frente a Alameda Prada, no Jardim Saint Moritz, nas imediações do Colégio Estadual Lart São Bernardo. No local, um único fio divide espaço com vários tênis.

 

Foto Sandra Pereira | www.otaboanense.com.br

Brincadeira de jogar objetos nos fios pode causar acidente

Segundo a moradora de uma casa localiza em frente ao local onde os sapatos estão pendurados. Tudo não passou de uma brincadeira feita por adolescentes. “Os meninos tentaram jogar vários sapatos. A maioria não conseguiu acertar e foi embora. Pra eles foi só uma brincadeira. Mas eu acho feio”, afirma.

Quem também não gosta desse tipo de brincadeira é a cabeleireira Simoneide Paranhos. Ela lembra que o ano passado uma dessas brincadeiras deixou o bairro sem eletricidade por várias horas. 

De acordo com a cabeleireira um menino estava soltando pipa e acabou atingindo a rede elétrica, quando ele foi tentar recuperar a pipa acabou provocando a queda de um fio. O garoto não se feriu, mas acabou provocando vários transtornos. 

“O salão estava lotado e as clientes tiveram que ir embora porque não tinha energia para a gente trabalhar”, observa.

Na tentativa de evitar situações como essas a Eletropaulo oriente no site da empresa www.eletropaulo.com.br, que as pessoas devem evitar qualquer tipo de contato com a rede elétrica.  

Entre as principais recomendações destacam-se: Manter-se o mais afastado possível da rede elétrica. Não subir em árvores que contenham fios nas suas imediações. Não empinar pipas perto da rede elétrica e não tentar recuperar pipas presas nos fios.

Notícias relacionadas