O Evilásio só é candidato se mudar a lei, diz Fernandes
Publicado no Blog do Toledo
Os boatos que o ex-prefeito Evilásio Farias se candidataria a prefeito em 2016 parece não preocupar Fernando Fernandes, que irá tentar a reeleição em outubro do ano que vem. Mesmo com a possibilidade das próximas eleições já terem segundo turno, Fernandes disse que Evilásio não tem condições jurídicas de se candidatar.
Evilásio teve sete contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, sendo que duas delas também foram rejeitadas pela Câmara Municipal, o que, em tese, o torna ficha-suja, impedimento legal para se registrar uma candidatura. Durante coletiva com a imprensa após a inauguração da EMI Jurema, Fernandes disse que Evilásio será candidato “só se ele conseguir mudar a lei”, ironizou.
Fernandes também disse que Evilásio foi condenado pelo Tribunal de Justiça no caso dos Congressos. “Existe essa outra inelegibilidade dele, não vejo condições dele lançar candidatura, mas é um direito dele postular o que ele acha melhor”, disse Fernandes ao Portal O Taboanense.
Nos bastidores uma possível volta de Evilásio, que por duas vezes já havia declarado sua aposentadoria dentro da política, é vista como uma manobra da oposição para lançar diversas candidaturas e tentar forçar um possível segundo turno.
Sobre a “tática” da oposição de lançar diversas candidaturas, Fernandes disse que a estratégia apenas “fragmenta” os votos da oposição. “Se a oposição tiver muitas candidaturas tira o voto do Aprígio, da própria oposição, não os meus. Por isso, vejo com bons olhos”. Apesar de existir as condições para um segundo turno, Fernandes disse que para que isso ocorra, são necessárias pelo menos três candidaturas competitivas.