Número de homicídios cai para a menor taxa dos últimos 15 anos
Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes em Taboão da Serra é a menor nos últimos 15 anos, período em que os números das ocorrências passaram a ser divulgados. Em 2013, o município registrou 7,81 homicídios por 100 mil habitantes.
Em comparação com 2012, o número de vítimas de homicídios no ano passado diminuiu 53,12%. Em 2013, a taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes no Estado de São Paulo foi a segunda mais baixa em 13 anos: 10,5 ocorrências por 100 mil habitantes. Os números de Taboão da Serra são 22,28% menores.
Segundo o delegado Seccional de Taboão da Serra, Élson Alexandre Sayão, a queda no número de homicídios é um reflexo de diversas ações das Polícias Civil e Militar e medidas em conjunto com a prefeitura. “É um trabalho ininterrupto em conjunto das polícias. Nós temos nos desdobrados em ações preventivas, de conscientização. Além disso, a investigação tem funcionado, solucionando os casos registrados na cidade”.
O delegado aponta ações que foram tomadas junto com a postura municipal. “O fechamento de bares depois de um certo horário, pedido de iluminação em locais ermos, mais escuro. Todas essas coisas terminam prevenindo esse tipo de ocorrência, temos um índice muito bom em 2013, os principais índices abaixaram em relação a 2012”, lembrou Dr. Sayão.
O prefeito Fernando Fernandes disse que ações da GCM que combatem irregularidades, como os pancadões e o fechamento de bares sem alvará de funcionamento como algumas das medidas tomadas no ano passado. “Aumentamos o número de GCMs, de viaturas, novos equipamentos”.
Fernandes lembra que a diminuição dos homicídios não está relacionada apenas a ações de segurança. “Não podemos pensar apenas na repreensão, mas também nos investimentos sociais, no trabalho da secretaria de Desenvolvimento e Renda, que qualifica os moradores e que tem um banco de emprego que atende centenas de pessoas todos os meses. São medidas que ajudam no combate da violência como um todo”.
O Brasil teve 24,3 homicídios por cada 100 mil habitantes em 2012 (últimos dados consolidados confiáveis). Segundo a Organização Mundial de Saúde, taxas acima de 10 assassinatos por 100 mil habitantes é considerado uma epidemia.
Compare os dados