Novos gestores de saúde são empossados em Embu das Artes
A prefeitura de Embu das Artes, através da secretaria de Saúde deu posse aos novos membros do Conselho Gestor de Saúde do município. Foram empossados 70 conselheiros gestores e 70 suplentes de 21 unidades de saúde. Também aconteceu a eleição dos conselheiros de saúde para o biênio 2016 – 2017. O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis, na tarde desta terça-feira, dia 26.
O Conselho Gestor é formado por membros eleitos pelos usuários e pelos trabalhadores da saúde nas unidades básicas, prontos-socorros e demais equipamentos de saúde. São responsáveis por acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços e ações de saúde do município. Tem acesso a informações de caráter técnico-administrativo, econômico-financeiros e operacionais, relativas à sua unidade de saúde. Além disso, propõe estratégias de ação de acordo com as diretrizes do Conselho Municipal de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e não são remunerados.
“Esses conselhos gestores e os conselhos municipais são fundamentais. Eles me trazem as dificuldades, propostas, opiniões sobre a saúde do município. Debatemos todas as questões. A importância é exatamente essa, eles trazem a realidade do local para nós”, declarou a secretária municipal de Saúde, Sandra Magali Fihlie.
Composto por 24 membros de três segmentos (12 usuários, 6 trabalhadores e 6 gestores), o Conselho é regido pela Lei dos Conselhos que define que a formação dos conselhos seja paritária, ou seja composta de 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores (indicados pelo prefeito e secretário de Saúde no dia da eleição), prestadores de serviços de saúde e universidades.
“Esse é um momento de expressão maior da participação popular no processo de gestão democrática da saúde”, comentou o atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ulisses de Souza e Silva.
Composição do Conselho Gestor da Saúde:
Usuários e Trabalhadores