Nova mesa da Câmara participa de entrevista coletiva
Foto: Eduardo Toledo | Divulgação
Nova mesa diretora da Câmara Municipal durante coletiva com a imprensa. O secretário Mário de Freitas (esq) prestigiou a entrevista
O mandato
“Assumo o compromisso e responsabilidade de fazer as coisas dentro Lei, vamos comandar juntos (os 13 vereadores), sou muito simples, não sou egoísta. Vamos governar e fazer essa casa cada vez mais forte. Acredito que vamos fazer uma presidência muito boa e transparente, não acredito em adversários na casa”, Macário.
“A visão futurística que vai permear essa mesa vai fazer toda a diferença nessa casa”, Carlos Andrade.
“Que essa mesa possa ter a sabedoria e o discernimento de trabalhar para a população. Prefiro sair dessa mesa a comungar com qualquer coisa errada”, Cido.
A eleição da mesa – O presidente Macário falou sobre a articulação que fez para conseguir o apoio de todo o colegiado.
“Na quarta-feira (8) pela manhã conversei com todos os vereadores, passei minhas propostas, argumentei e chegamos a conclusão de que não teria uma disputa. Para essa casa foi um grande feito. Quem ganhou foi a cidade, o parlamento que vai continuar crescendo e contribuindo para o bem do povo de Taboão da Serra”, Macário.
“Na primeira sessão já concentrávamos oito votos, tínhamos a maioria. O travamento que houve na sessão do dia (7) fortaleceu o diálogo. Houve a percepção dos 13 (vereadores) que não adiantaria adiar mais a eleição da mesa, e evitando um desgaste e de forma inteligente, todos reconheceram que o Macário seria o presidente desta casa”, Cido.
“A proposta que fiz foi me comprometer com a governabilidade, procurar fazer com que a casa cresça e vá de encontro com a cidade. Vamos administrar para todos, eles sentiram de fato o compromisso e a responsabilidade. Todos os vereadores estão empenhados, eu jamais poderei errar”, Macário.
Gestão administrativa – contratação ou corte de pessoal.
“Se precisar reduzir (o quadro de funcionários) para ficar dentro dos padrões da Lei vamos fazer. Mas acredito que esteja tudo certo, porque nosso presidente Elói conduziu muito bem essa casa. E se for necessário faremos concurso, caso contrário não”, Macário.
“O presidente atual está deixando tudo em ordem, mas o que estiver fora do lugar vai voltar. Ainda não fizemos um apanhado da situação, talvez semana que vem saberemos em que solo estamos pisando. Acredito que as coisas estejam em ordem, é o que esperamos. Temos conhecimento do vale refeição, isso não vai acontecer mais”, Macário.
Funcionalismo – questionados sobre as condições atuais dos funcionários da Câmara, a nova mesa diretora falou em se empenhar para dar melhores condições a todos, sejam livres nomeados ou funcionários de carreira.
“Acredito que dias melhores virão, porque dormimos e acordamos pensando nisso. Vamos priorizar o máximo possível essa questão. Os funcionários de carreira estão há muito tempo sem aumento, vamos estudar a possibilidade de darmos esse aumento”, Macário.
“Ainda não temos dados de base, o que se tem aqui é uma vontade grande, que o funcionalismo tenha seus direitos restabelecidos”, Andrade.
Paço Municipal?
“Um dos projetos do Executivo é priorizar a construção do paço municipal, seria um ganho para a cidade todos juntos, Câmara, Prefeitura e Fórum. Se estiver dentro do orçamento e dos parâmetros legais vamos tentar arranjar um espaço melhor”, Macário.
Repercussão dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) e Democratas (DEM).
“O PT me deu todo o apoio, o partido está amadurecendo dentro da cidade”, Macário.
“O ex-presidente do DEM, Maurício André, quis mudar o destino do meu voto, protocolou documentos e soltou edital na imprensa dizendo que me cassaria caso eu votasse no PT. Mas tenho uma relação muito grande com o deputado Walter Hiroshi e o prefeito Gilberto Kassab (SP), e nessa semana ganhei também a presidência provisória do DEM, a justiça aconteceu”, Cido.
O Executivo
“A Câmara trabalha em prol dos projetos do Executivo, além das propostas dos vereadores. A mesa se coloca sempre à disposição da governabilidade e prioriza os projetos que contemplam a cidade. Na maioria das vezes o prefeito tem sido correligionário ouvindo os parlamentares, todos estamos trabalhando para o bem da nossa cidade”, Macário.
Verba de Gabinete
“As verbas de gabinete são bem limitadas, não temos hoje esse valor real, a cidade está crescendo, o orçamento melhorar, se houver possibilidade dentro dos parâmetros legais podemos estudar um aumento de verba para que cada gabinete trabalhe melhor” Arnaldo.
A sucessão – sobre a eleição para a prefeitura em 2012
“não passa pela minha cabeça fazer qualquer tipo de disputa”, Macário.
“Hoje todos os 13 (vereadores) são base do prefeito, debates e discussões teremos no momento certo, haverá convergências de forças na disputa do Executivo. O processo de sucessão está muito longe, hoje acredito que nossa maior missão é reescrever a história dessa mesa”, Carlos Andrade.
Imprensa
“A imprensa terá a prioridade que merece, nosso respeito e apoio. Espero que possamos contribuir para dar a importância legítima que ela (imprensa) merece. Contamos com vocês, o trabalho (a imprensa) é de suma importância na nossa administração”, Macário.
A imprensa contribui em todos os aspectos com a casa, até mesmo na eleição dessa mesa”, Cido.