Nova delegacia em Taboão da Serra não tem prazo para instalação
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Taboão da Serra é a terceira cidade no Brasil em densidade demográfica, são mais de 12 mil moradores por cada quilometro quadrado. Apesar de ter 244 mil habitantes, o município possui apenas um distrito policial, um disparate que só seria resolvido, ou amenizado, com a instalação de pelo menos duas novas delegacias.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública informou que segundo o delegado geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, a instalação do segundo DP ainda está sob análise da Polícia, que estuda a sua viabilidade técnica e outras variáveis. O delegado informou também que ainda não sabe o local do novo distrito.
Foto: Eduardo Toledo
Única delegacia de Taboão da Serra foi construída na década de 70
No dia dois de janeiro de 2006, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto criando o segundo distrito de Taboão da Serra, porém, nada ainda saiu do papel. Com apenas uma delegacia, os moradores de todas as regiões precisam se deslocar até o Centro da cidade e apesar do desdobramento dos policiais, o atendimento quase sempre é demorado.
A população acaba sendo prejudicada com apenas um distrito policial. “A procura é muito grande, muito concentrada. Muitas vezes as pessoas esperam por horas aqui e não conseguem ser atendidas. Uma vez eu vim registrar um BO e o escrivão em avisou para ter paciência que eles estavam com dois flagrantes e ele não sabia quando eu iria ser atendido”, reclamou o morador José Batista.
Para se ter uma ideia do grande número de ocorrências registradas pela única delegacia da cidade, em 2010 foram feitos mais de 10 mil boletins de ocorrências. “A gente sabe que não é culpa dos policiais, mas eu penso duas vezes antes de procurar a delegacia. Primeiro porque é longe e depois porque é muito cheia”, garante Yolanda, moradora do Jd. Clementino.
O Conselho de Segurança Comunitária do Monte Alegre (Conseg), em dezembro de 2009, exatamente há dois anos, já cobrava a instalação de uma nova DP na cidade. “Nossa proposta é a criação de uma nova delegacia que funcione 24 horas na região do Pirajuçara, e também o aumento do efetivo da Polícia Civil que está sobrecarregada na cidade”, disse Cida Borghi, presidente do Conseg.
Na época, a reportagem do Portal O Taboanense apurou que o Governo do Estado só irá instalar o segundo DP de Taboão da Serra caso a prefeitura alugue um prédio para abrigar as instalações.
Em março deste ano, a Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra promoveu uma audiência pública para debater a questão da segurança pública em Taboão da Serra, na ocasião o vereador Olívio Nóbrega expôs sua opinião sobre o problema. “Fico imaginando como a polícia vem se desdobrando nos últimos anos, com um efetivo pequeno e com poucas condições de trabalho. O Governo do Estado precisa dar condições para que esses heróis trabalhem com dignidade, para defender a população taboanense e de toda a região”.