Ney Santos cria secretaria de Segurança Pública em Embu das Artes
Matheus Herbert
O município de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, passou a contar desde a última semana, com uma nova secretaria. O prefeito eleito, Ney Santos (PRB), sancionou na última terça-feira, dia 7 de março, a lei que criou a pasta de Secretaria de Segurança Pública. Com a nova medida, a administração poderá buscar convênios e parcerias com o governo federal e estadual, além de dar autonomia no trabalho da Guarda Civil Municipal. O GCM Denis Viana é o novo secretário da pasta.
“Não adianta jogar a responsabilidade para outras polícias. Temos que nos unir com a Civil e Militar. Queremos que a Guarda tome conta da segurança da nossa cidade. Não seremos omissos e, sim, parceiros. Vocês terão em mim um servidor para servir vocês” – disse Ney Santos.
Segundo Ney Santos, em pesquisa realizada no município nos últimos meses, o item segurança aparece em terceiro lugar como o mais preocupante. Em primeiro está saúde e, em segundo, trânsito e transporte.
Durante o evento de inauguração da nova pasta, no Centro Cultural Mestre Assis, o prefeito ainda destacou que a prefeitura vai abrir um novo concurso público, ainda sem data, para a contratação de mais guardas para Embu das Artes. Atualmente a cidade conta com um efetivo de 129 guardas.
O secretário Denis Viana ressaltou que a GCM de Embu das Artes é a única qualificada da região para atuar em três frentes: Patrimonial, Policiamento Comunitário /Mediador e Combate Repressivo. “Quero aqui agradecer o prefeito Ney Santos, em nome da corporação, pela audácia e coragem de enfrentar a problemática da segurança pública”, disse.