Na região, diferença entre Alckmin e Mercadante foi menor
No Estado de São Paulo, Alckmin foi eleito com 50,63% dos votos válidos. Em Taboão da Serra, principal colégio eleitoral da região com 185.786 eleitores, a disputa entre as duas candidaturas foi apertada. Alckmin ficou com 42,01% dos votos e Mercadante com 39,62%. A falta de investimentos do Estado na região é um indício de descontentamento com o governo do PSDB.
Foto: Divulgação
Geraldo Alckmin comemora vitória para o governo de São Paulo
Em Embu das Artes, onde o PT administra a cidade há três mandatos, Mercadante foi o vencedor. O petista ficou com 45,81% dos votos contra 40,37% de Alckmin. O tucano também perdeu em Itapecerica da Serra, recebendo 40,64% contra 45,43 de Mercadante.
Já em Embu-Guaçu, Alckmin foi mais bem votado, mas a diferença entre as duas candidaturas foi pequena. O peessedebista recebeu 45,61% e Mercadante 40,95%. A cidade tem o quarto maior número de eleitores, com 46.903 votantes.
Em apenas duas cidades da região, Juquitiba e São Lourenço, os menores colégios eleitorais dos seis municípios, o candidato tucano obteve um resultado melhor do que o obtido no Estado. Em Juquitiba, Alckmin alcançou 56,40% dos votos e Mercadante 35,95%. Em São Lourenço foi onde o tucano teve seu melhor desempenho: 58,56% contra 33,51% do petista.
Nas seis cidades da região, nenhum prefeito é do PSDB. Em Taboão da Serra, Evilásio Farias é do PSB. Já em Embu, Chico Brito é filiado ao PT. O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa e o de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, são do PMDB. Capitão Lener, de São Lourenço da Serra é do DEM. Já Cida Marchi, de Juquitiba, é do PDT. Em 2000, a região tinha sob o comando do PSDB, três prefeituras.
Erramos
Na tabela publica junto com a matéria, a votação de Geraldo Alckmin e Mercdante, em Itapecerica da Serra, estavam invertidas, a falaha já foi corrigida e a tabela está, agora, correta