Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no Pirajuçara
Ricardo Vaz
Neste sábado, dia 13, na região do Pirajuçara, em Taboão da Serra, acontecerá uma grande mobilização no combate a proliferação ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da debre chikungunya e do zika vírus. A equipe vai estar na estrada Kizaemon Takeuti, a partir das 9 horas.
Secretaria de Saúde, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica intensificam o mutirão contra o mosquito e percorrem o comércio local, com o objetivo de levar ao conhecimento de todos, através de material informativo, que uma simples ação pode evitar o criadouro do inseto.
A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, lembrou que esse mutirão é uma sequencia das ações que vem acontecendo no município desde 2013. “Além do trabalho diário dos profissionais da saúde procuramos conscientizar a população com essas ações. O envolvimento das Secretarias e a Operação Cata Bagulho vem sendo fundamental porque além da Dengue agora precisamos nos atentar para o Zika Vírus e Chikungunya”,
Dra. Raquel alerta que a população precisa ser a grande aliada no combate a Dengue. “A ação de amanhã no Pirajuçara é para fazer com que todos possam participar desse grande movimento de combate ao mosquito. Se o mosquito pode matar ele não pode nascer”, enfatizou Raquel.
É importante lembrar que vários locais são ideais para a proliferação do mosquito, como caixas d’água descobertas, pneus e garrafas com acúmulo de água parada e vasos de plantas. “A limpeza constante e utilização de telas protetoras são exemplos de ações que dificultam a reprodução do Aedes Aegypti”, comentou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron.
Disque Dengue
A Prefeitura criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal relacionado à Ouvidoria. Nele, os moradores podem fazer denúncias, esclarecer dúvidas, obter informações sobre o combate à doença ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.