MST realiza nesta terça manifestação durante sessão da Câmara
O Movimento dos Sem Terra (MST) de Taboão da Serra promete realizar uma grande manifestação nesta terça-feira, dia 5, durante a sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O movimento quer acompanhar e garantir que as mudanças no Plano Diretor do município não prejudiquem os projetos Habitacionais de Interesse Social e “que também não favoreçam a especulação imobiliária na cidade”.
Na última quinta-feira, dia 30, durante audiência pública , o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), retirou do Plano Diretor, dois pontos polêmicos que iam contra os interesses dos movimentos habitacionais da cidade.
A primeira proposta impediria que fosse construído em Zonas de Áreas Mistas conjuntos habitacionais populares, deixando apenas as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) como locais destinados a esse tipo de moradia. Outro ponto determinaria que os conjuntos habitacionais de interesse popular teriam que ter, obrigatoriamente, para cada apartamento construído uma vaga de garagem. Os movimentos afirmam que com essa mudança diminui o espaço de moradia e aumenta o custo de cada unidade.
Segundo Paulo Félix, líder do MST, a retirada dos dois itens foi “importante” para os movimentos. “Foi importante o recuo do prefeito, nós poderíamos ter um quadro de convulsão na cidade. Nós entendemos que o recuo é importante, mas vamos manter a mobilização. A luta continua”, declarou.