EM ALTA
Home

MP diz que exposição de suásticas não foi crime

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/10/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Desde o feriado de 7 de setembro a EMEB Darcy Ribeiro ganhou espaço na pauta de discussão do Ministério Público. Isso porque a escola do Jd. São Judas, em Taboão da Serra, teve como tema para o desfile de comemoração de Independência do Brasil as Olimpíadas de Berlim, ocorridas em meio ao regime nazista, no ano de 1936.

O motivo da polêmica foi a exposição de suásticas, que foram erguidas por cinco alunas durante o desfile, cada uma representando um continente. Isso fez com que na última sexta feira, dia 25, o Ministério Público expedisse uma recomendação à Secretaria de Educação do município, pedindo que a Prefeitura taboanense informe, com ao menos 15 dias de antecedência, os eventos que envolvam as crianças das escolas públicas da cidade.

Ao parecer do MP, a exposição dos símbolos nazista durante o desfile cívico não foi crime, mas o tema poderia ter sido abordado evitando as suásticas. Além dos sinais, a representação do atleta Jesse Owens – americano negro vencedor de duas medalhas nas olimpíadas de Berlim – também fez parte das referências à Alemanha de Hitler.

Notícias relacionadas