Movimentos sociais realizam “Encontro de Mulheres Batalhadoras”
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
A Comissão de luta pelas mulheres e o Grupo Propulsor, com apoio do MTST, Apeoesp, PSTU, Psol e a Comissão Independente das professoras ADIs realizam neste sábado, dia 2, às 14h, na escola Escola Estadual Antonio Inácio Maciel, no Jd. Maria Rosa, em Taboão da Serra, o 1º Encontro de Mulheres Batalhadoras da Região.
Segundo o movimento, muitas mulheres, além de trabalharem fora, continuam responsáveis pelas tarefas domésticas além de assegurar a saúde de toda a família, a educação e o cuidado com as crianças. “Essa dupla jornada de trabalho consiste em tarefas pesadas, penosas, cotidianas e repetitivas que esgotam física e psicologicamente as mulheres e as afastam da luta organizada”, informaram através de e-mail.
Foto: Eduardo Toledo
Sandra Fortes, do PSTU, é uma das organizadoras do evento
Neste primeiro encontro, o tema escolhido para o debate será as creches. “Na maioria das vezes as mulheres não têm com quem contar e faltam creches, escolas, atendimento de saúde, e se veem sozinhas nessa luta do cotidiano. Vamos nos unir e conhecer a luta de tantas mulheres que passam pela mesma rotina, levantando uma bandeira comum”.
O encontro espera reunir mulheres de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia e outras cidades da região. “Sabemos que muitas mulheres que trabalham fora são vítimas de denúncias por deixarem os filhos sozinhos em casa por falta de vagas e são obrigadas a deixarem seus empregos. Por outro lado, só conseguem vagas depois de mais de dois anos em lista de espera, aquelas que comprovam que trabalham fora”, disseram.
“A educação infantil é uma necessidade para as mães e um direito das crianças, assim como também é direito lutar por melhores condições de trabalho para as profissionais que educam os nossos filhos. A nossa luta é uma só!”
O evento está sendo realizado pela Comissão de luta pelas mulheres, Grupo Propulsor: Haidê Silva (Apeoesp/Taboão), Kátia Sales ( PSOL- Movimento Mulheres em Luta), Sandra Fortes (PSTU), Dr. Júlia (Ação Popular/PSOL), Rosangela e Marlene (Comissão independente das professoras ADIs), Natalia Szermeta(MTST).
Serviço
1º Encontro de Mulheres Batalhadoras da Região
Sábado, dia 2, às 14h
Escola Estadual Antonio Inácio Maciel
Avenida Dr. José Maciel, 410 – Jd. Maria Rosa, Taboão da Serra