Mostra fotográfica retrata desafios enfrentados pelas mulheres negras
Com o objetivo de mostrar a força da mulher negra na sociedade e relatar os desafios enfrentados ao longo dos anos por elas, a cidade de Embu das Artes está promovendo uma mostra fotográfica itinerante “Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo 2015”, produzida pela ativista e produtora cultural, Katia Trindade.
Kátia explicou que o projeto é fruto da sua militância e a partir da observação da vivência de mulheres negras que, com sua coragem e resistência, buscam desarmar os pensamentos preconceituosos por meio de suas atividades.
A artista Raquel Trindade exaltou a relevância dessa exposição para o momento atual, estimulando a reflexão para algumas manifestações racistas na sociedade. “Quanto mais o negro evolui, mais é perseguido, mas temos o nosso valor e somos capazes como todas as etnias”, declarou.
As imagens ficarão expostas na sala Josefina Azteca do Centro Cultural Mestre Assis do Embu até o próximo sábado, dia 22.
Ficha técnica da exposição: Kátia Trindade (pesquisa e coordenação do projeto); Celso Matias da Fonseca (curadoria); Guilherme Griebler (fotografia); Cassio Rodrigo (assessor de Cultura para Gêneros e Etnias do Estado de São Paulo); Paulo Roberto Esteves Guedes (secretário de Cultura de Itapecerica da Serra); Marinalva Lima de Souza (assistente de produção); Marcelo Reghelin (design gráfico).
Serviço
Mulheres Negras: Cultura e Protagonismo 2015 – até 22 de novembro
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – sala Josefina Azteca
Endereço: Largo 21 de Abril, 29, Centro
Quando: todos os dias, das 8h às 18h
Com informações da Assessoria de Imprensa de Embu das Artes