EM ALTA
Home

Morre, aos 62, o fundador do Jopec, Coronel Constantino

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

31/05/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Morreu na noite desta sexta-feira, dia 30 de maio, o ex-secretário de segurança pública de Taboão da Serra Coronel Constantino. Ele sofria com um tumor no cérebro e estava internado há uma semana no hospital Cruz Azul, no Cambuci. Constantino foi o criador do Jopec e atualmente comandava a Defesa Civil da cidade.
 
O velório aconteceu na tarde deste sábado, dia 31, no cemitério Parque dos Pinheiros, na rodovia Fernão Dias. O enterro aconteceu às 16h, no mesmo local.

Foto: Eduardo Toledo

Coronel Constantino, fundador e padrinho do Jopec

 
Coronel Constantino teve toda a sua carreira construída no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e veio para Taboão da Serra quando o prefeito Evilásio Farias assumiu a prefeitura em janeiro de 2005. Ele ficou três anos no comando da Guarda Civil Municipal, onde realizou um trabalho de aproximação com as polícias Civil e Militar.
 
Porém, o maior projeto para a cidade foi sem dúvida a criação do Jopec (Jovens para o Exercício da Cidadania), que em três anos formou mais de 600 adolescentes em um programa que além de resgatar a cidadania, ensinava diversas funções, preparando os participantes para o mercado de trabalho e para a vida. Diversos desses jovens hoje estão cursando uma faculdade e a grande maioria deles está empregada em empresas da região.
 
Na formatura de 215 jovens, em dezembro de 2006, Coronel Constantino, "padrinho" do Jopec, disse emocionado: "Quero estar vivo para ver grandes médicos, professores, engenheiros e políticos no futuro. Vê-los bem, passeando de carro com a família, para poder contar que, em algum momento, tivemos um pouquinho de ‘culpa’ pelo seu sucesso", disse.
 
Outra marca importante na gestão de Coronel Constantino foi o aumento no número do efetivo da Guarda Municipal que dobrou em três ano, passando de 100 para 200 guardas. Atualmente ele estava a frente da Defesa Civil, que cuida de casos de emergência ou calamidade pública na cidade.
 
Na vida pública, Coronel Constantino foi duas vezes candidato a vereador na cidade de São Paulo. Na última vez em que se candidatou, ficou como suplente. Constantino deixa esposa e dois filhos.

Notícias relacionadas