Moradores reclamam de atendimento na agência do INSS
Foi o que aconteceu com a usuária a mãe de Maria Crysttina Freire, ela procurou a agência Taboão da Serra para solicitar sua aposentadoria por tempo de serviço. E de acordo com Crysttina o posto de atendimento da Previdência esta localizado bem próximo de sua casa, mas quando ligou para agendar, foi informada que não tinha vaga.
Foto: Eduardo Toledo
Agência do INSS em Taboão da Serra: reclamações no atendimento
“A funcionária marcou para minha mãe passar no INSS da Liberdade, isso porque moramos em Taboão da Serra, onde existe um posto do INSS a 10 minutos da minha casa, eu posso ir a pé. A informação que foi passada é que não existe vaga nessa unidade, mas fui até a agencia e ela estava vazia, o atendimento estava tranquilo, nem fila tinha. Conversei com uma pessoa e ela vinha do Jabaquara, faz sentido isso?”, questiona.
A usuária também reclama do péssimo atendimento na central 135. “Liguei várias vezes na central 135 e os muitos funcionários com quem falei não souberam informar nada, em alguns casos eles atendiam até com certa impaciência, mas sem nenhuma explicação. Quando você pede pra falar com um superior eles informam que essa função de falar com usuário é deles, que a supervisão esta lá para resolver outros problemas e não para atender o público”.
A assessoria de Comunicação Social INSS/SP informou em nota que “o tempo médio de espera para agendamento de perícia na Agência da Previdência Social (APS) Taboão da Serra é de dez dias. Caso o tempo de espera para o agendamento de perícia em uma unidade ultrapasse 30 dias ou o segurado queira ser atendido antes da data mais próxima disponível em determinada agência, o 135 oferece outros locais para a prestação desse serviço”.
A APS Taboão da Serra atende diariamente, em média, 300 pessoas por dia, sendo 36 perícias médicas. Cabe destacar que o tempo médio de espera para o agendamento (TMEA) de todos os serviços prestados nessa unidade (aposentadorias, pensões, auxílios, etc) é de quatro dias.
“Além de sermos mal tratados pelos funcionários, alguns médicos, não são todos, mais tem, que tratam agente com muito desprezo, como se tivesse nojo. Mas eu nem reclamei, pobre nunca tem direito a nada mesmo”, lamenta sr. Luiz Benjamin, 62 anos, ele procurou um posto do INSS para requerer auxilio doença, ele é pedreiro e esta com um grave problema na coluna, o que o impede de trabalhar.
“Estou com o laudo do médico, que é outra dificuldade para conseguir, o médico [do INSS] foi muito estúpido, disse que eu não tinha nada e podia ir trabalhar. Eu mal consigo respirar de tanta dor. Meu filho procurou um advogado”, disse Luiz.
A assessoria de Comunicação Social INSS/SP, informa que as reclamações quanto ao atendimento da Central 135 podem ser feitas à Ouvidoria da Previdência Social, pela internet ou qualquer APS. O segurado insatisfeito deve informar o nome do atendente que recebeu a ligação, data e hora do telefonema, seus dados pessoais e o problema ocorrido. As regras são as mesmas para quem for mal atendido em qualquer agência.