EM ALTA
Home

Moradores reclamam da demora dos ônibus circulares

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/02/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

Moradores de Taboão da Serra que precisam dos circulares 3, 7 e 8 reclamam da demora entre os ônibus. Dependendo do horário, os passageiros esperam até 40 minutos no ponto e se sentem reféns sem ter outra opção de transporte. Segundo a Prefeitura, são quatro ônibus para cada percurso desses circulares, contra 20 dos circulares 2 e 4, 17 para circulares 5 e 6 e 16 para os circulares 9.

Simone Paulino, moradora do Jd. Três Marias, diz que sofre com a demora do circular 7. “Às vezes esperamos uns 40 minutos e para nós do Três Marias só pode ser ele ou subimos o morro a pé mesmo, fora que ele nem sobe todo o bairro, bem que podia descer pela rua da Sabesp, subiria por uma rua e desceria pela outra. Temos um pouco de sorte quando chove porque o ônibus 3 sobe a vila, quando é dia normal, o motorista fala que não é a rota deles”.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Empresa Pirajuçara afirma que número de ônibus na cidade é suficiente

João Hélder, morador do Jd Maria Rosa, diz estar aliviado por ter comprado um carro e não precisar mais do circular 8. “Demorava tanto que eu até ia andando, quando ele passava, eu já estava perto de casa e desnutrido de tanto andar. Acontecia o mesmo com a minha mãe”, lembra.

Thiago Carvalho mora no Pirajuçara e tem disponibilidade para pegar os circulares 2, 3, 4 e 6, mas afirma só pegar o 3 por sorte. “Só posso contar com o 3 como alternativa, não posso depender dele porque demora demais, só pego ele se eu tiver sorte”.

Rogério Dardengo, gerente de operações da Viação Pirajuçara, empresa responsável pelos ônibus circulares do município, que o que define a quantidade de veículos em uma determinada linha é a demanda e não a distância entre elas, pois todos os circulares percorrem aproximadamente a mesma quilometragem durante as viagens.

Dardengo conta que há mais veículos para os circulares 3 e 8 dos que os citados pela Prefeitura. “Nos circulares 3 e 8 além dos quatro carros que disponibilizamos tem 10 Vans/Microônibus (RTOs) rodando em cada uma destas linhas, o que dá um intervalo entre ônibus/RTOs em torno de 10 minutos.

O representante da Pirajuçara diz que em algumas linhas estão sendo utilizados apenas micros. “No circular 7, rodamos com quatro microônibus em razão de às ruas serem estreitas e não permitirem a passagem de um ônibus maior e também a demanda de pessoas ser menor, o que equivale a realizarmos intervalos de 35 minutos entre as partidas. Portanto, na forma como estão definidos o volume de veículos para as linhas 3, 7 e 8 atendem a demanda perfeitamente”.

Notícias relacionadas